Netos de Zico "tietam" Van Persie em treino da Holanda na Gávea

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

Em seu último treino no Rio antes da viagem a Fortaleza, onde enfrenta o México no próximo domingo (29), a seleção da Holanda recebeu a visita de Zico. Na verdade, contou o ex-jogador, o principal motivo de sua presença no local foi atender a um pedido dos netos Felipe, 6, e Gabriel, 4, fãs do atacante Van Persie. Os meninos vestiam camisas com o nome do jogador holandês, fizeram fotos e ganharam autógrafos. 

Zico ficou tocado com a atenção que recebeu dos jogadores e da comissão técnica holandesa. "O Seedorf já tinha me dito que os holandeses desta geração são apaixonados pela seleção de 1982", contou. 
 
O ex-jogador considera a Holanda uma das favoritas ao título. "É uma seleção que joga em função de cada adversário, o que é uma coisa muito boa". Mas lembra: "A partir de agora, não basta bom futebol, tem que estar mentalmente preparado." 
 
Na opinião de Zico, o gol de Van Persie de "peixinho" na goleada de 5 a 1 contra a Espanha foi, até, agora, o mais bonito da Copa. "Pela visão dele, pela beleza e pela dificuldade do lance."
 
O atacante Robben não participou da primeira parte do treinamento, realizado na sede do Flamengo. Com dores no joelho, fez musculação, mas depois se juntou ao resto do elenco. O único jogador afastado por problemas médicos é o meia Leroy Fer, autor do segundo gol holandês na partida contra o Chile, que se contundiu em um treinamento na véspera (25).
 
A Holanda chega a Fortaleza nesta sexta-feira, por volta das 14h. À tarde faz um treino coletivo (fechado para a imprensa). No sábado, a seleção treina no Castelão, onde disputa, às 13h de domingo, contra a seleção mexicana, uma vaga nas quartas de final da Copa. 
 
Depois da visita da rainha da Holanda, desta vez é o primeiro-ministro do país, Mark Rutte, quem deve assistir a uma partida da seleção. Ele é esperado em Fortaleza.
 
Holanda e México se enfrentaram na fase de grupos da Copa de 1998, na França. A equipe europeia marcou 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Cocu e De Boer, mas os mexicanos diminuíram  com Palaez Linares e empataram, aos 45 minutos do segundo tempo, com um gol de Hernandez.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos