Jornal faz ranking de faltas cavadas na Copa, e Brasil é o rei do 'cai-cai'

Do UOL, em São Paulo

A imprensa dos Estados Unidos está se deliciando com a Copa do Mundo, a ponto de fazer reportagens complexas, análises táticas, listas e rankings. Um dos rankings mais curiosos foi produzido pelo Wall Street Journal e combinou a paixão dos norte-americanos por estatísticas com uma das bizarrices do futebol: o hábito de cavar faltas e fingir lesões. E adivinhe quem liderou como o "rei dos mergulhos"...

"Uma das grandes reclamações da esplêndida Copa do Mundo é o tempo gasto com lesões inventadas. Eles gritam, se contorcem, batem com os punhos na grama e pedem a maca. Mas momentos depois, eles sentam, chacoalham a dor, ficam em pé e correm para jogar um pouco mais", critica o diário.

Para mostrar o quanto se gasta tempo com isso, eles fizeram duas contagens incluindo todos os jogos realizados até o fim da segunda rodada: uma do total de faltas cavadas pelos jogadores e a outra do tempo gasto com isso. No total, foram 293 jogadas acabadas assim, com 118 minutos de bola em jogo desperdiçados.

O resultado é que o Brasil lidera na primeira lista, com 17 "lesões" – as aspas são do The Wall Street Journal. E isso levando em conta apenas duas partidas. Como era de se esperar, vide as críticas que leva, Neymar é quem mais se atirou no gramado na seleção brasileira: cinco vezes, levantando-se sempre em menos de 15 segundos após seus gritos de dor.

Chile, com 16, e Honduras, Nigéria e México, com 15, completam os primeiros lugares na arte de se encenar uma falta. Por outro lado, a eliminada Bósnia só o fez em duas oportunidades.

Se for contabilizado o tempo gasto por estas seleções, a coisa é diferente. Honduras lidera com 7min40s desperdiçados de bola rolando. Mesmo com "apenas" dez cenas de cai-cai, a França deixou de atuar por 7min19s. Apesar de estarem no topo da lista anterior, os brasileiros se "recuperam" rapidamente: paralisaram o jogo só por 3min18s na contagem do jornal.

Uma outra curiosidade vai para a "lesão" mais rápida do Mundial, feito de Enner Valencia, do Equador, que em apenas quatro segundos de jogo contra Honduras já estava se contorcendo no chão. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos