Eliminado, C. Ronaldo amplia 'maldição dos melhores do mundo' em Copas

Do UOL, em São Paulo

Atual melhor do mundo e um dos principais candidatos a destaque da Copa no Brasil, Cristiano Ronaldo decepcionou. O astro português não conseguiu evitar a eliminação precoce da sua seleção e deu adeus ao Mundial nesta quinta-feira, mesmo após vitória de 2 a 1 sobre Gana, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Ao menos, Cristiano Ronaldo deixou a Copa com um gol, marcado justamente nesta quinta-feira diante de Gana, e com o prêmio de melhor em campo da Fifa para esta partida. Mas não foi o suficiente. A seleção de Portugal ficou apenas na terceira colocação de seu grupo, com o mesmo número de pontos (quatro) do classificado Estados Unidos, mas com menos saldo de gols.

Porém, o fracasso do 'atual melhor jogador do mundo' em Copas não é uma novidade. Desde o Mundial de 1994, os atletas que são eleitos no ano que antecede o Mundial não levantam o título de campeão.

Exemplo recente é Lionel Messi, que em 2010 chegou com esse status ao Mundial da África após vencer o prêmio da Fifa (em 2009) e também decepcionou. Passou em branco e viu a Argentina ser massacrada pela Alemanha nas quartas de final.

Em 2006, Ronaldinho Gaúcho era o melhor do mundo, e o Brasil não foi muito longe. Parou na França de Thierry Henri e Zidane nas quartas de final.

Na Copa do Mundo anterior, em 2002, o português Luis Figo – que havia conquistado o troféu em 2001 – não conseguiu levar sua seleção nem às oitavas de final. O time parou ainda na primeira fase, ficando com o terceiro lugar em uma chave que contava com Coreia do Sul, Estados Unidos e Polônia.

No ano de 1998, mais um brasileiro foi vítima da 'maldição'. Ronaldo havia marcado quatro gols e até vinha bem na competição mundial, até o fatídico episódio da convulsão na grande decisão contra a França, que ficou com a taça.

E em 1994, o começo da 'maldição', com um episódio que ficou marcado na memória de brasileiros e italianos. O histórico pênalti isolado por Roberto Baggio, que havia ficado com o prêmio de melhor do mundo no ano anterior. O erro deu ao Brasil o seu quarto título mundial, colocando-o à frente da Itália, que na ocasião estacionou no tri.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos