Fifa decide caso Suárez na manhã desta quinta, diz cartola uruguaio

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A decisão sobre a Fifa punir ou não o atacante uruguaio Luis Suárez ficou para uma reunião na manhã desta quinta-feira, informou o presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), Wilmar Valdez.

"Eles vão se reunir pela manhã e deliberar", afirmou o dirigente, que está no Rio de Janeiro para aguardar a decisão do Comitê Disciplinar da Fifa. O presidente da entidade, Joseph Blatter, também chegou ao Rio, mas não se encontrou com Valdez antes da tomada da decisão.

O presidente da AUF disse ainda que considera não ter havido mordida no lance entre Luis Suárez e o italiano Chiellini. Valdez afirmou que a entidade vai recorrer de qualquer sanção imposta pela Fifa ao jogador nesta quinta-feira.

O Comitê Disciplinar da Fifa se reuniu em um hotel no Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira, mas não chegou a uma conclusão. O uruguaio é alvo de processo disciplinar por causa da mordida no italiano Chiellini. No entanto, a falta de transparência da entidade é a única certeza que pode-se ter sobre o encontro.

O presidente da comissão, Claudio Sulser, chegou a deixar o hotel. Abordado pelos jornalistas, ele não quis falar sobre o caso. Nem ao menos informou se a decisão já havia sido tomada. A Fifa também não informou quem são os 19 membros responsáveis pelo julgamento do atleta.

Suárez é julgado por suposta infração aos artigos 48 e 57 do Código Disciplinar da Fifa. O primeiro trata de conduta agressiva contra adversários durante as partidas, mais especificamente no item C, que prevê uma partida de suspensão por conduta antidesportiva em relação a um adversário, e item D, que prevê dois jogos de punição por agressão. Já o artigo 57 prevê multa, advertência ou repreensão por conduta ofensiva e falta de fair play.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos