Técnico português descarta demissão em caso de eliminação e critica Fifa

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento, descartou que irá se demitir em caso de eliminação na Copa besta quinta-feira (26) contra a seleção de Gana. De acordo com ele, o trabalho desenvolvido pela delegação com o time intendente de resultados no Mundial da Fifa, mesmo após a fraca campanha na primeira fase. Ele também criticou o que considera "erros" por parte da Fifa na organização dos jogos, principalmente no que se refere ao horário de alguns jogos.

O time tem feito uma fraca campanha: perdeu por quatro a zero na estreia contra a Alemanha e empatou com os Estados Unidos o segundo jogo. Para passar às oitavas-de-final e seguir vivo na competição, o time tem que ganhar, fazer saldo de gols e torcer para uma goleada da Alemanha sobre os Estados Unidos nesta última. "Independentemente do que acontecer amanhã, não me demito do cargo de treinador da seleção portuguesa", afirmou Bento em entrevista coletiva no estádio Mané Garrincha, em Brasília, antes do treino da seleção, ao lado do jogador Pepe, que está disponível para o treinador depois de cumprir um jogo de suspensão após cartão vermelhos na estreia.  Ele diz que também conta com o apoio da confederação de futebol portuguesa e do presidente da instituição para permanecer no cargo.

Questionado sobre a determinação da Fifa de não fazer o reconhecimento do gramado antes da partida de amanhã -- a entidade determinou que alguns estádios país afora não sejam usados para treinos para preservar o gramado, entre eles o Mané Garrincha, Paulo Bento fez cara de quem não sabia o motivo, disse que a alteração havia sido indicada pela Fifa, reclamou da troca do hotel em Manas e disparou: " Mesmo em grandes instituições, como é a Fifa, tem vários erros. E um deles foi esse. Essas são as condições e não podermos treinar não será motivo de desculpas".

O que mais exasperou o técnico foi ter colocado seu time campo às 13h no calor de Salvador, contra a Alemanha na Fonte Nova. "Como não foi o fato de termos jogado às 13h em Salvador. Jogar nestas condições não é mau para a seleção nacional apenas, e mau, do meu ponto de vista, para todas as seleções", disse.

"Eu vou dar um exemplo: nos aconselham a não estar na praia neste horário, por questão do sol que nos faz mal. Por que raio há de fazer bem jogar a uma hora com essas temperaturas? Acho que isso seria algo a averiguar e ver no futuro, se essa é a melhor solução para o jogador de futebol", concluiu a crítica.

A seleção portuguesa treina nesta quarta-feira em Brasília no início da tarde no CT do Corpo de Bombeiros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos