Neymar já lida com fama de jogar melhor pela seleção que pelo Barcelona

Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

Neymar
Neymar

Nos tempos de jogador do Santos, Neymar se acostumou a ouvir críticos dizerem que ele jogava bem pelo clube, mas não pela seleção. Porém, após quatro gols em três partidas na Copa do Mundo, outro fantasma começa a rondar o atacante: o rótulo de jogar melhor pela equipe nacional do que no Barcelona.

As estatísticas mostram que o desempenho do atacante, de fato, é melhor na seleção. Pelo Barcelona, ele registra 39 partidas e 14 gols, média de 0,35 gol por jogo. Com a camisa da seleção, o atacante balançou as redes 35 vezes em 52 jogos, média de 0,67 por partida.

A diferença entre o rendimento do astro no Barcelona e na seleção aumenta se forem computadas apenas as atuações em competições oficiais após ele se transferir para o clube espanhol. Entre Copa das Confederações e três partidas do Mundial de 2014, Neymar marcou oito gols em oito jogos.

Os números também confirmam que o Brasil depende mais do atacante do que o Barcelona. Além de ter sido artilheiro do time de Luiz Felipe Scolari na Copa das Confederações, ele já é o goleador brasileiro no Mundial com quatro gols em três jogos. O camisa 10 fez cerca de 60% dos gols da equipe nacional na competição. Na Liga Espanhola (2013/2014) o brasileiro foi apenas o quarto goleador de seu clube, sendo superado por Messi, Sánchez e Pedro Rodríguez.

Em março, quando Neymar era questionado na Catalunha, entre outras coisas, por causa da polêmica envolvendo os valores da sua contratação, Felipão o defendeu. O técnico chegou a dizer que o sistema da seleção o deixava mais à vontade do que o do Barcelona.

"Aqui [na seleção] ele tem companheiros que jogam diferente do Barcelona, dando a ele mais chances de ser explorado", disse Felipão, em março, após a vitória contra a África do Sul, em amistoso. "Aqui é diferente. O estilo de jogo e os companheiros têm outro sistema. Neymar se sente bem lá, e muito bem aqui", completou.

"Antes falavam que ele só jogava no clube. Como sempre arrumam alguma coisa para falar do Neymar, já tem gente dizendo que ele vai bem pela seleção e que não joga pelo Barcelona", disse André Cury, representante do clube espanhol no Brasil. Indagado se os críticos são os jornalistas espanhóis, ele respondeu que há também o mesmo pensamento na imprensa brasileira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos