Família brasileira gasta R$ 50 mil para ver jogos em todas as cidades-sede

Verônica Mambrini

DO UOL, em São Paulo

Há quatro anos, quando Gerson Damiani, de 45 anos, soube que a Copa seria no Brasil, decidiu que iria ver os jogos com os filhos Giovanna, de 11, Stefanie, com 14 e Rennan, de 15. "Era uma oportunidade única. Comecei a guardar dinheiro para viajarmos", conta o empresário, que tem uma empresa de consultoria. Há um ano, conheceu Kátia Grigio, de 41. A namorada entrou para a família, e juntou-se à empreitada.

Não deu tempo para colocar no papel todos os gastos ainda, mas Gerson estima que a viagem toda vai custar cerca de R$ 50 mil, entre ingressos, hospedagem, alimentação, passagens de avião, aluguel de carro e, às vezes, estacionamento e transfer para o estádio (que podem chegar a R$ 120 por partida para a família) . "É uma coisa que vai ficar para o resto da vida, não dá para resumir em uma cifra." Eles passaram por Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza. "De lá, alugamos um carro para chegar a Natal. Foi demais. As crianças se soltaram, cantaram, a paisagem era maravilhosa, ficamos vendo os formatos das nuvens, rindo. Esses 540 quilômetros de carro foram o momento mais marcante", diz Gerson.

Foi um deus-nos-acuda para conseguir ingressos para todos. "Muitos só conseguimos na terceira leva de ingressos que a Fifa ofereceu, e no sufoco", conta Gerson. Para uma das partidas, conseguiram apenas quatro ingresso, o que deixaria dois membros da família de fora do estádio. "Conseguimos na última hora, mas ficamos em lugares separados no estádio. É complicado para famílias grandes como a nossa, porque a Fifa só libera quatro ingressos por vez", diz o empresário.

A rotina está corrida: o tempo se divide entre estádios, aeroporto, hotel e restaurante. "Queremos conhecer todas as arenas, então sobra pouco tempo para conheer a cidade. Mas tentamos dar uma volta de carro e comer as comidas típicas", diz o patriarca. E como as crianças estão se comportando diante dessa verdadeira maratona futebolística? "Eles estão um pouco cansados, mas adorando. Mal entram no avião e já estão dormindo, mas no estádio é uma bagunça, risadas, fotografias. Saímos de Cuiabá e fomos para Porto Alegre. Chegamos às 3h da manhã, e dormimos até 9h30, tomamos café, vimos o jogo e 22h todo mundo já estava na cama", diz Gerson. Depois do jogo do Brasil contra Camarões, em Brasília, a família ainda fez questão de buscar forças para comer camarão, para comemorar.

A família Damiani não conseguiu ingressos para a abertura, no Itaquerão, e nem para o encerramento, no Rio. "Na abertura, tentamos comprar ingresso de um cambista. Ele tinha ingresso para mim e para Kátia, mas cada um lado. E estamos fazendo nossa caminhada juntos, então achamos melhor não ir."

Claro que houve momentos em que a correria atrapalhou. O voo de Porto Alegre para Curitiba atrasou, e eles chegamos 10 minutos antes do jogo começar. "Perdemos a abertura." Em Curitiba, a arena é o estádio que está menos terminado. Segundo Gerson, há muita ferrugem, os banheiros têm vazamentos. "Os outros estão perfeitos."

Nessa terça-feira, a família iria ver o 10º jogo, entre Grécia e Costa do Marfim. "Serão 14 jogos (o que temos ingresso até o momento), já que para jogos em São Paulo e no Rio a gente não tem", conta. Não dá ainda para saber o que vai ficar gravado na memória dos filhos, mas uma coisa Gerson já percebeu: "Finalmente eles entenderam a importância de falar inglês. Eles não quiseram estudar esse ano, mas vamos ver depois da Copa do Mundo."