Equatorianos temem vexame de ser único sul-americano fora das oitavas

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mauricio Stycer/UOL

    Torcedor Miguel Angel Castillo diz que seria "bem feito" se Equador ficasse de fora da Copa

    Torcedor Miguel Angel Castillo diz que seria "bem feito" se Equador ficasse de fora da Copa

"Si, se puede!!!", gritam torcedores do Equador diante do Maracanã, algumas horas antes da partida decisiva contra a França. "Sim, é possível", repetem. 

Apesar da gritaria, eles sabem que um resultado negativo esta tarde vai abalar o orgulho do povo equatoriano: a seleção do país pode se tornar a única sul-americana, entre as seis que estão na Copa do Mundo, a não se classificar para as oitavas. 

"Não podemos ser os únicos. Vai ser uma m...", diz Andres Arteaga, com a maior sinceridade possível. "Precisamos fazer o nosso papel. E contamos com a ajuda de Honduras", diz o torcedor. "

Um número entre 5 e 8 mil equatorianos são esperados no Maracanã. "Espero que os brasileiros também nos apoiem", acrescenta Arteaga.

"Sinceramente? Seria bem feio para nós sermos os únicos sul-americanos a não classificar. Acho que vai dar empate. E espero que seja suficiente", diz Miguel Angel Castillo, com o extravagante visual no cabelo que muitos dos seus compatriotas usam.

"A auto-estima está alta. Não existe essa possibilidade", contrapõe o otimista Alexander Cuenca. "Os jogadores sabem que 14 milhões de equatorianos estão apoiando. Vai dar certo", completa Ramiro Maila

"Vamos passar. Sou otimista", fala Manoel Tama. Ele próprio, porém, se apressa em ser realista: "Mas se não passar temos que continuar com o trabalho que vem sendo feito e classificar para a Russia 2018. E não esqueça que a Espanha já foi, a Itália já foi… Mundial é difícil".

Com a mesma ideia na cabeça, Diegor Banner observa: "Vou me sentir mal se não passarmos. Mas pegamos um grupo muito difícil". Ao que seu colega Juan Chavez acrescenta: "E não esqueça que o Brasil está mais ou menos".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos