Fan Fest de São Paulo supera problemas e tem até show estendido

Vanessa Ruiz

Do UOL, em São Paulo

Spray de pimenta, gritaria, grade cedendo. Quem passou pelo portão principal da Fan Fest de São Paulo durante o empate sem gols entre Brasil e México, provavelmente deve ter pensado que não seria uma boa ideia tentar voltar no próximo jogo da seleção. Mas o que se viu nesta segunda-feira, durante Brasil e Camarões, foi um clima totalmente diferente.

Após a confusão da última quinta-feira, a prefeitura da cidade, em conjunto com os organizadores, expandiu a área de restrição da circulação no entorno do evento, o que evitou tumultos próximo aos acessos. Ao mesmo tempo, a população deu sinais de ter entendido a mecânica das festas oficiais da Fifa. "Depois que lotar, ninguém mais entra, só sai", repetia o segurança ao lado das catracas sem sofrer nenhuma objeção por parte de possíveis torcedores contrariados.

Há pelo menos outros dois fatores que certamente contribuíram para o clima mais tranquilo: a ausência de problemas tão grandes quanto os de quinta passada nos transportes e a vitória da seleção.

No caso dos transportes, não houve os mesmos congestionamentos e o metrô tampouco esteve lotado por horas seguidas como havia sido no jogo anterior do Brasil. Mesmo não sendo feriado, algumas medidas como o rodízio estendido entre 7h e 20h para carros com placa final 1 e 2, e a exclusividade das faixas de ônibus durante o dia todo somente para os ônibus somaram-se ao fato de o paulistano ter se programado menor. Tudo isso evitou o caos e certamente colaborou para um melhor humor de quem estava nas ruas.

Ao final do evento, a reportagem do UOL Esporte conversou informalmente com policiais militares em diferentes pontos da Fan Fest e houve consenso de que o bom resultado do Brasil também cumpriu seu papel na contenção dos ânimos.

Logo após o jogo, teve início um show do cantor Latino que deveria ter durado apenas 40 minutos e ser seguido pela transmissão de Croácia e México. Um dos patrocinadores oficiais da festa, no entanto, se animou com o consumo do público que curtia o show sem confusão e conseguiu negociar outros 50 minutos com a produção do cantor, levando a duração da apresentação para mais de uma hora e meia.

O esvaziamento da Fan Fest foi acontecendo aos poucos desde o intervalo da partida do Brasil. À noite, foram as ruas do entorno que ficaram cheias de torcedores brasileiros e estrangeiros sem a menor intenção de encerrar a festa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos