Fan Fest vira solução para carioca viciado em domingo com praia e Maracanã

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O domingo de sol entre nuvens e clima ameno esteve longe do ideal para o carioca. Porém, nem sequer o tempo instável foi capaz de impedir o viciado no tradicional programa "praia e Maracanã" de unir as paixões em mais um dia de Copa do Mundo. A solução para quem não conseguiu ingressos do duelo entre Bélgica e Rússia foi aproveitar os arredores do Fifa Fan Fest, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Tradicionalmente, o carioca não abre mão de curtir uma praia pela manhã e emendar com o Maracanã. É o tempo de encontrar os amigos, parar no bar, almoçar e cumprir a agenda quase que obrigatória na cultura da cidade. O Mundial no Brasil não mudou o hábito e ainda trouxe a possibilidade de os mais fanáticos aproveitarem juntos as paixões.

Como o jogo entre Bélgica e Rússia começou às 13h, grande parte dos amantes de praia e Maracanã optou pelo transporte ao estádio via telão do Fifa Fan Fest. As dificuldades em comprar ingressos e o horário fizeram muitos torcedores saírem do mar direto para a arena em Copacabana.

Os mais tradicionais ainda inovaram e assistiram ao jogo do lado de fora do espaço. Sentados em cadeiras ou até na areia, os torcedores descolaram "camarotes" na orla para aproveitar a praia e o duelo entre as seleções europeias com comodidade. Água de coco, cerveja, biscoitos... Todo o cardápio carioca esteve presente na festa.

"O morador do Rio de Janeiro tem a tradição de unir praia e Maracanã. O Fan Fest é ideal para quem não abre mão de dar um mergulho e passar o tempo na praia. É um domingo como tantos outros desde que me entendo por torcedor. Mas, desta vez, tenho um telão quase que particular. Entre um lance e outro ainda dou um mergulho [risos]. Essa Copa do Mundo é um sonho para quem gosta de viver a cidade", comentou o aposentado José Carlos, de 68 anos, morador do Leme.

E o mar de Copacabana também se transformou em uma espécie de ritual de comemoração para os vencedores dos jogos na Copa do Mundo. Os fãs costumam mergulhar e exibir as bandeiras após os triunfos das suas seleções. Foi assim com os argentinos no último sábado e se repetiu neste domingo com os belgas. A tradição já conquistou até os gringos.

"Aqui é melhor do que ir ao estádio. Curtimos as belezas naturais do Rio de Janeiro, assistimos aos jogos e conhecemos bastante gente. O mais esperto ainda sai daqui namorando. Acho que o carioca sabe mesmo o que é bom", completou o americano Adam Jones, que chegou cedo para acompanhar EUA e Portugal.

Os torcedores das seleções que jogaram neste domingo pela Copa do Mundo não estiveram sozinhos nas areias de Copacabana. Argentinos, chilenos, colombianos, japoneses, mexicanos, croatas, franceses, alemães e espanhois foram algumas das inúmeras nacionalidades que se uniram aos cariocas na arte de aproveitar um domingo típico com praia e Maracanã.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos