Como Maracanã, Beira-Rio terá operação militarizada para conter argentinos

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os organizadores da Copa-2014 armam uma operação de segurança militarizada para proteger o Beira-Rio de invasões de argentinos no jogo contra a Nigéria, na quarta-feira. Será um esquema similar ao feito no Maracanã na partida entre Bélgica e Rússia, sistema armado logo após a invasão de chilenos na arena carioca.

"Decidiram por uma operação de precaução feita como no Rio de acesso de fãs. E teremos mil seguranças particulares. E reforço de forças públicas", explicou o porta-voz do COL, Saint Clair Milesi. O plano carioca envolveu triagens de pessoas com ingressos para entrar no perímetro próximo do estádio, e policiais militares dentro da arena para reforçar a atuação de seguranças particulares e impedir invasões.

São esperados 80 mil argentinos em Porto Alegre, segundo o COL. Seria o maior contigente de torcedores de um país, fora o Brasil, neste Mundial. Por isso, está previsto mais um espaço de exibição pública em Porto Alegre para atender os argentinos sem ingressos, que serão a maioria na cidade.

Já existe um temor especial dentro do comitê e da Fifa em relação a jogos de times sul-americanos, principalmente clássicos entre dois países da região. Por isso, será pensado um sistema de segurança para o jogo Brasil x Chile, em Belo Horizonte, no sábado.

Ainda assim, o COL descarta uma divisão de torcidas. "Ingressos estão vendidos e alocados (com assentos marcados). Não vejo razão para que o Brasil dê três passos atrás (em relação a outras Copas)", explicou Milesi. Autoridades de segurança pública que vão pensar em esquema especial de segurança para esse tipo de jogo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos