O que o Brasil precisa para evitar o maior vexame em Copas desde 1966

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Brasília (DF)

A seleção brasileira entra em campo nesta segunda-feira, às 17h, para seu jogo mais importante da Copa do Mundo de 2014 até o momento. Mais do que garantir a vaga na próxima fase, o time de Luiz Felipe Scolari precisa de uma vitória diante de Camarões, no estádio Mané Garrincha, para espantar o risco de um vexame histórico no Mundial.

Apesar de parecer improvável e praticamente não existir no discurso de críticos, jogadores e comissão técnica, uma eliminação ainda na primeira fase pode ocorrer em caso de uma combinação simples: derrota do Brasil e empate no outro jogo do grupo A - entre México e Croácia, no mesmo horário, na Arena Pernambuco.

A combinação é a única entre nove possíveis que causaria a temida eliminação precoce, fato que não ocorre há quase 50 anos.

Além de ser tratada como impossível, a possibilidade de fracasso parece não assustar o grupo. Pelo menos no discurso.

"O empate contra o México [segunda rodada] não foi bom, mas não há motivos para desespero. Conhecemos e confiamos no potencial da nossa equipe. Essa chance de eliminação nem passa na nossa cabeça. Vamos entrar bem contra Camarões e confirmar essa vaga", disse o volante Luiz Gustavo.

A última vez que o Brasil deixou uma Copa do Mundo ainda na primeira fase foi em 1966. Após o bicampeonato mundial (1958 e 1962), a seleção que tinha Pelé, Garrincha e outros craques teve duas derrotas nos três primeiros jogos do Mundial da Inglaterra e deu adeus ao torneio de maneira surpreendente.

Para que isso não ocorra novamente, frustrando toda a expectativa gerada por disputar uma Copa em casa, a seleção brasileira precisa vencer ou empatar com Camarões. Em qualquer um dos casos, a equipe estará nas oitavas de final.

Com um trinfo, o primeiro lugar estará garantido. Caso empate com Camarões, o Brasil só ficará com a ponta do grupo A em caso de igualdade no placar do outro jogo. Vitória de México ou Croácia deixam a equipe de Felipão em segundo.

O time de Neymar, Thiago Silva, David Luiz e cia. pode ainda se classificar até com uma derrota. Desde que mexicanos ou croatas não empatem. No entanto, ficaria já com o segundo lugar e iria encarar o primeiro colocado do grupo B – Holanda ou Chile – nas oitavas de final.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos