Protesto contra a Copa no Rio tem um manifestante detido pela PM
Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Reprodução facebook/ Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência
23.jun.2014 - Moradores do morro Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, ocupam ciclovia da avenida Atlântica, em Copacabana, durante um protesto, nesta segunda-feira (23), contra as UPPs das comunidades, as mortes de moradores pela Polícia Militar, os gastos com a Copa e o esquecimento das necessidades básicas das comunidades como saúde e educação
Um manifestante foi detido pela Polícia Militar durante novo protesto contra a Copa do Mundo, nesta segunda-feira, na orla da Praia de Copacabana. Pablo Rodrigues, assim identificado, se recusou a entregar um cartaz e foi levado ao camburão.
A ação policial revoltou os cerca de 300 participantes do protesto, mas a PM contornou qualquer desdobramento que pudesse ter características violentas.
Parte do grupo continuou pela orla durante a exibição do jogo entre Brasil e Camarões no Fifa Fan Fest e foi vigiada de perto pelo Batalhão de Choque.
Moradores de comunidades próximas também protestaram contra a atuação policial em favelas ocupadas recentemente pelas UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora). Eles gritaram palavras de ordem contra os policias e geraram momentos de tensão entre os presentes.
Os protestos tornaram-se comuns na cidade em dias de jogos do Brasil mesmo fora do Rio e eventos da Copa do Mundo no Maracanã.