Pirlo diz que sul-americanos levam vantagem em jogos disputados no calor

Bruno Thadeu

Do UOL, em Natal

Andrea Pirlo entende que existem duas Copas do Mundo sendo disputadas no Brasil: um torneio realizado no frio e outro no calor. O líder do meio-campo da Itália diz em tom resignado sobre a possibilidade de enfrentar o Uruguai sob sol intenso em Natal. O jogo acontece às 13h. No domingo, os termômetros marcavam mais de 30 graus na cidade potiguar em pleno treinamento dos italianos, no estádio Frasqueirão.

Embora entenda que o europeu tenha mais dificuldade em encarar o sol em relação aos sul-americanos, Pirlo acredita que todos sofrem com a alta temperatura.

"Os [sul-americanos]  estão mais acostumados, mas as dificuldades são as mesmas para todos. Na Copa passada, os embates foram a favor dos europeus. Agora estão a favor sul-americanos".

A Itália enfrentou a Costa Rica com temperatura beirando os 30 graus, em Recife. Assim como no jogo de terça, a partida foi disputada às 13h. Os italianos foram derrotados por 1 a 0. Já as partidas disputadas nas regiões Sul e Sudeste têm temperatura mais baixa.

"Outras seleções, como a Alemanha, tiveram o mesmo problema. Tem uma Copa no Norte e outra no Sul. Temos assistido a seleções jogando nessas duas condições", disse o volante.

Caso a temperatura chegue a 32 graus, a partida será paralisada para hidratação dos atletas. A forte chuva que caiu durante a madrugada e manhã em Natal fez com que o tempo esfriasse nesta segunda-feira, em torno de 26 graus. Para o duelo decisivo na Arena das Dunas, a Itália precisa de um empate para alcançar a próxima fase. A Costa Rica já está classificada.

"Estamos entusiasmados para enfrentar uma partida com a tensão de uma semifinal ou final", comenta Pirlo, que trata como uma "grande decepção" na carreira terminar sua trajetória na seleção italiana com uma eliminação na terça-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos