Copa começa com massacre sul-americano sobre europeus e segue tendência
Do UOL, em São Paulo
O Uruguai bateu a Inglaterra nesta quinta-feira por 2 a 1. Foi no sufoco, mas evidenciou uma situação: a América do Sul tem, no momento, o quíntuplo de triunfos nos confrontos diretos com a Europa. Foram seis jogos entre seleções dos dois principais continentes do futebol em gramados brasileiros, e o placar do momento é de 5 a 1 para os donos da casa e seus vizinhos.
Essa condição de vantagem segue tendência nas Copas disputadas na América do Sul. Em todas os Mundias disputados nessa região, as seleções locais dominaram as europeias no confronto direto.
Antes da Copa atual, foram disputadas quatro por aqui: 1930 (Uruguai), 1950 (Brasil), 1962 (Chile) e 1978 (Argentina). Em todas a América do Sul venceu mais que os europeus. Confira:
Quando ocorre o contrário e o Mundial é na Europa, ocorre um massacre oposto - mas não com 100% de vantagem.
Foram 10 Copas na Europa, sendo sete com vantagem no confronto direto para os europeus, duas de vantagem para os sul-americanos (1938 e 1958) e um empate (1954).
Ainda ocorrerão, na primeira fase da Copa, x confrontos entre europeus e sul-americanos. São eles: Holanda x Chile, Itália x Uruguai e Equador x França. É ver se o massacre continua ou se os europeus entrarão nas oitavas de final com uma desvantagem menor.
Os confrontos até aqui:
Brasil 3 x 1 Croácia
Espanha 0 x 2 Chile
Colômbia 3 x 0 Grécia
Uruguai 2 x 1 Inglaterra
Suíça 2 x 1 Equador
Argentina 2 x 1 Bósnia