Não vai ter invasão? PM reforça segurança no entorno do Maracanã

Da EFE, no Rio de Janeiro

  • Julian Finney/Getty Images

    Policial tenta conter torcedor chileno durante invasão ao centro de imprensa do Maracanã

    Policial tenta conter torcedor chileno durante invasão ao centro de imprensa do Maracanã

Após as invasões de torcedores que ocorreram no Maracanã nos jogos entre Argentina e Bósnia, no domingo passado (15), e Chile e Espanha na última quarta (18), as medidas de segurança foram bastante reforçadas nas redondezas do estádio para a partida deste domingo entre Rússia e Bélgica.

Na passarela da estação Maracanã do metrô, cinco barreiras de policiais só permitia o acesso ao estádio para quem estivesse com ingresso ou credenciais. O mesmo cenário era visto nas ruas do entorno, como a Radial Oeste e a São Francisco Xavier, todas com muitos policiais, cones e até grades impedindo a passagem.

Em coletiva realizada na sexta-feira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro, garantiu que não haveria impedimento legal para turistas e moradores se aproximarem do estádio. A polícia também procurava impedir a ação dos cambistas, e uma pessoa vendendo ingressos de maneira ilegal chegou a ser detida na passarela da estação Maracanã do metrô.

Em volta ao estádio, um dos principais pontos turísticos da cidade, somente torcedores que vão assistir a partida podem curtir o clima pré-jogo, bem diferente do que ocorreu em outras ocasiões. Na entrada da área de imprensa, por onde um grupo de cerca de 100 chilenos tentaram invadir o estádio, a segurança estava bastante reforçada, e a porta por onde os torcedores entraram, parcialmente fechada.

Turistas estrangeiros que estavam sem ingresso ficaram confusos com a situação e tiveram dificuldade para caminhar pelas ruas cheias de barreiras. Moradores das ruas próximas também reclamaram do fechamento das ruas e da dificuldade para chegar em casa.

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, além dos 2.500 homens que já vinham atuando em dias de jogos no estádio, mais 600 policiais reforçaram esse contingente.

O Comitê Organizador Local ampliou em dois quilômetros a área de barreiras, e a prefeitura antecipou para seis horas antes dos jogos o fechamento das ruas próximas ao Maracanã para o trânsito de veículos. As ruas serão liberadas duas horas após a partida.

Segundo a Polícia Militar, as medidas de segurança serão aperfeiçoadas ao longo do torneio para corrigir possíveis erros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos