Fifa vai investigar supostos atos nazistas e racistas em Alemanha x Gana

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa vai investigar atos nazistas e racistas de torcedores da Alemanhã no empate deste sábado contra Gana. Os incidentes envolvem um torcedor que invadiu o campo com siglas nazistas pintadas no corpo e comportamento racista nas arquibancadas.

O invasor tinha desenhadas no corpo as siglas HH (Heil Hitler), e SS, iniciais do braço armado do grupo nazista. Nas arquibancadas, diversos torcedores pintaram suas caras de preto e utilizaram camisetas em referência à seleção ganesa.

"Sempre pegamos as evidências e enviamos ao nosso comitê disciplinar. Eles vão se reunir e avaliar e, se encontrarem fundamentos vão abrir um processo. Depois disso, a Comissão Disciplinar decidirá", disse a porta-voz da Fifa Delia Fischer.

Segundo ela, atos discriminatórios devem ter reação imediata dos seguranças. A princípio, eles devem relatar o caso. Mas, se for algo claro, devem tirar os cartazes e o próprio torcedor de dentro do estádio, segundo a Fifa.

O COL ainda condenou a invasão do gramado e explicou que o torcedor pulou por cima dos seguranças privados. "O torcedor foi pego pelos seguranças e levado para as autoridades locais", explicou Saint-Clair Milesi, porta-voz do comitê. 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos