Bósnia venceu pelo menos uma disputa na Copa: a de torcida mais rebelde

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • AFP PHOTO / JEWEL SAMAD

    Torcedores da Bósnia parecem não se importar com o sol de Cuiabá

    Torcedores da Bósnia parecem não se importar com o sol de Cuiabá

No último sábado, a Bósnia perdeu para a Nigéria e acabou eliminada de sua primeira participação em Copas do Mundo. Ainda sem nenhuma vitória em campo, o time dos Balcãs conseguiu, sim, vencer um duelo na Copa. Mas não é uma vitória da qual eles devem se orgulhar: os bósnios foram os torcedores mais rebeldes do Mundial, pelo menos entre os que passaram pela Arena Pantanal, em Cuiabá.

A Fifa tem em seu site um "código de conduta para estádios". É um documento que deveria guiar o comportamento de torcedores, mas também nortear o trabalho de segurança nas arenas que recebem jogos de Copa do Mundo. Durante o 1 a 0 da Nigéria sobre os europeus, os bósnios ignoraram completamente todas as regras e instruções que receberam no estádio.

Bósnio que é bósnio assiste de pé

"Isso está um terror. Falaram que o jogo ia ser tranquilo e que seriam poucos torcedores da Bósnia, mas eles não aceitam nenhum pedido e ameaçam os funcionários. Não conseguimos lidar com eles", relatou uma das voluntárias da Fifa no setor. O contingente de voluntários da Arena Pantanal, que havia recebido reforço de 80 pessoas no jogo anterior, voltou ao padrão normal no último sábado.

O primeiro impacto foi notado pela afronta a uma lei muito clara da Fifa nas arquibancadas: assistir ao jogo em pé. Durante toda a partida, stewards (funcionários responsáveis pela segurança no interior das arenas) só observaram o grupo de torcedores do país fazer o que bem entendia nas aquibancadas. Eles se negavam a sentar. Desrespeitaram lugares marcados. E, o pior, chegaram a se pendurar no parapeito da arquibancada superior da Arena Pantanal.

No fim do primeiro tempo, um casal brasileiro chegou ao setor com ingressos que indicavam cadeiras naquela área. Orientados por um voluntário da Fifa, os dois chegaram ao espaço em que deveriam ficar. Havia torcedores da Bósnia no local, todos em pé. O voluntário pediu que eles saíssem. Foi solenemente ignorado. O casal viu o jogo em outro lugar.

PM entra em cena, mas não pode fazer nada

O comportamento dos torcedores fez com que até mesmo a Polícia Militar acabasse frustrada. Após uma série de confusões com os bósnios, e sem conseguir organizar o local, os stewards chamaram a PM. Três policiais chegaram quando o jogo Bósnia x Nigéria estava no início do segundo tempo. Depois de 30 minutos, mais dois reforçaram o efetivo.

No entanto, nenhum deles agiu para impedir as infrações. "E eu vou fazer o quê? Não posso prender ninguém porque eles não cometeram nenhum crime", disse um dos oficiais.

Quase todas as seleções que estiveram na Arena Pantanal até o momento levaram funcionários de suas polícias federais. No sábado, agentes nigerianos chegaram a resolver conflitos com africanos no interior do estádio. A única equipe que não teve nenhum profissional de segurança próprio nas arquibancadas foi a Bósnia.

"Existe um limite de tamanho para bandeiras, e a deles é maior. O cara não podia pendurar. E nós falamos isso. Mas ele foi lá e pendurou. Ninguém pode ficar em pé nas escadas, mas eles ocuparam todos os degraus. Mas o pior é que alguns estão no limite do parapeito, oferecendo um grande risco de queda", disse Thiago Dayan, coordenador de segurança privada da Arena Pantanal.

Os cinco policiais militares e alguns profissionais da segurança interna do estádio ficaram ali, imóveis, até o fim do jogo. "O jeito é torcer para ninguém cair daquele parapeito. Isso seria notícia no mundo todo", finalizou um dos oficiais.

Nigerianos tentam invasão

Não foram só os bósnios que rasgaram o regulamento na Arena Pantanal. Um grupo de nigerianos tentou invadir um dos setores do estádio, no portão leste. Cerca de 250 torcedores tentou entrar com instrumentos musicais, itens proibidos no "código de conduta para estádios". Após terem sido barrados na revista, forçaram passagem e correram para dentro do terreno da Arena Pantanal.

Segundo um funcionário da segurança, todos foram capturados antes que chegassem ao interior do estádio. Alguns dos nigerianos que tentaram invadir não tinham ingresso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos