Americanos fecham casa de espetáculos para fazer "esquenta" antes de jogo
Felipe Pereira
Do UOL, em Manaus
Os Estados Unidos têm uma embaixada do futebol em Manaus. A federação do país alugou uma casa de eventos e convidou todos os torcedores que estão na cidade para a festa com direito a bandas, buffet e bebida. A entrada é gratuita e as pessoas pagam somente pela bebida e comida. É o cenário do "esquenta" antes do duelo com Portugal, às 19h, na Arena Amazônia.
Eles apareceram em massa, tanto que havia ônibus estacionados na frentedo local e coisa de 2 mil presentes. As bandas se sucediam e embalavam os torcedores com músicas como REM, U2 e Bob Marley. Os espaço foi dividido ao meio e uma metade era preenchida por mesas e outra por pessoas vestidas com a camisa da seleção e bebidas na mão.
Havia também os fantasiados. Batman, astronautas da Nasa, Mulher Maravilha, a Estátua da Liberdade e, claro, o Capitão América comparareram. As pessoas bebiam na balada enquanto 7 televisores mostravam gols da seleção.
A festa foi organizada pela federação de futebol do país em parceria com a The American Outlaw, espécie de torcida organizada. Stacey Markovi, 29 anos, explicou que e-mails foram enviados aos torcedores avisando sobre a festa. "Eles diziam esta será nossa casa em Manaus e vocês são bem-vindos", contou. A garota viajou de Boston porque não podia perder a Copa no Brasil.
Em muitos aspectos a festa lembrava os casamentos brasileiros. O buffet oferecia filé, havia copos diferentes para cada tipo de bebida e as mesas eram decoradas com arranjo de flores. So faltou o brigadeiro e os demais docinhos.
Tudo era comandado do palco onde o vocalista usava uma camiseta com o dizer: who the fuck is Cristiano Ronaldo. Entre sucesso estrangeiros ele puxava músicas cantadas nos estádios e rolou até o hino nacional americano.
Volante nas peladas de futebol, Bradford Chied, 23 anos, disse que estava ótimo. O melhor de tudo era encontrar pessoas de outros cantos dos Estados Unidos para fazer festa e seguir junto para o estádio torcer pela seleção.