Capello defende goleiro que frangou na estreia: É um dos melhores do mundo

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

  • REUTERS/Maxim Shemetov

    Fabio Capello, treinador da Rússia, comanda atividade da sua seleção em Itu

    Fabio Capello, treinador da Rússia, comanda atividade da sua seleção em Itu

O frango do goleiro Igor Akinfeev na estreia da Rússia na Copa do Mundo, diante da Coreia do Sul, ainda rende. Neste sábado (21), véspera do segundo jogo da equipe, contra a Bélgica, no Maracanã, o "acidente" foi um dos assuntos principais da entrevista concedida pelo técnico Fabio Capello e pelo capitão Vasiliy Berezutskiy.

O técnico italiano foi enfático ao dizer que jamais pensou em substituir Akinfeev depois do frango. Ao contrário. O apoio ao jogador é total: "Ele é um dos melhores goleiros do mundo". Já Berezutskiy, o primeiro a consolar o goleiro depois do gol da Coreia do Sul, garantiu que não disse nada ao colega. "Todo mundo pode cometer erros. Ele não precisou de nenhum apoio especial".
 
Ex-técnico da Inglaterra, do Real Madrid e de algumas das equipes mais importantes da Itália (Milan, Roma, Juventus), Capello deu mostras do seu conhecido estilo ao intervir no meio da entrevista e bater boca com um jornalista russo. O repórter havia questionado Berezutskiy, dizendo que os torcedores russos que foram a Cuiabá ficaram chateados com os jogadores por não terem feito um gesto de saudação a eles. "Não é verdade!", interrompeu o técnico. "Não é verdade que os jogadores não agradeceram ao público".
 
A estreia da russa no Maracanã também foi tema de várias perguntas. Berezutskiy provocou risos ao dizer que não viu nada de especial no estádio. "Só me chamou a atenção que não tem pista de atletismo", disse. Já Capello contou que só esteve no estádio uma vez, para atuar como comentarista de televisão numa partida da Copa América. "É um desses estádios que exercem um fascinio extraordinário, como Wembley, San Siro e Bernabeu".
 
Sobre o adversário deste domingo, Capello observou que a Bélgica, assim como a Rússia diante da Coreia do Sul, também teve muitas dificuldades na sua estreia, contra a Argélia. "Também sofreram muito. Tiveram tres chances e fizeram dois gols".
 
Ainda assim, o técnico elogiou a Bélgica: "Nas eliminatórias surpeendeu todo mundo, muito equilibrada, muito forte, com grandes talentos individuais, compacta, muito perigosa nos escanteiors. Com todo respeito, tenho muita confiança na minha equipe."
 
Na visão de Capello, esta Copa do Mundo está mostrando um equilíbrio impressionante. "Me surpreendi de maneira positiva do nivel das partidas. Todas são dificeis. Revela um grande preparo de todas as seleções. Cada partida você tem jogar para ganhar". 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos