Rio isola Maracanã 7h antes dos jogos para blindar tentativas de invasão

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira novas medidas para evitar a repetição do episódio ocorrido na partida entre Chile e Espanha, quando um grupo de chilenos invadiu o setor de imprensa e causou danos ao Maracanã. A partir do confronto entre Bélgica e Rússia, domingo, às 13h, os acessos ao estádio serão bloqueados sete horas antes dos eventos.

O procedimento será repetido em todas as partidas no Maracanã após uma reunião com membros responsáveis pela segurança da Copa do Mundo. Outra medida definida foi a implantação do feriado integral para o município no dia 25, quando França e Equador duelam no local, às 17h.

"As medidas foram solicitadas pelas autoridades de segurança para facilitar a fiscalização e garantir a tranquilidade de quem vai ao estádio", explicou o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel.

Confira as orientações para o jogo Bélgica x Rússia

A operação para a partida começa às 17h de sábado. A Prefeitura informou que 20 ruas serão fechadas para estacionamento no entorno do estádio. A proibição se estende até duas horas após o término do evento. Além disso, ônibus e vans fretados serão bloqueados antes de qualquer possibilidade de acesso ao local.

A orientação é para que os torcedores utilizem metrô e trem no deslocamento. A estação Maracanã serve como acesso da torcida aos setores A, B e C. Já a estação São Cristóvão é o destino ideal para os portadores de bilhetes das entradas D, E e F.

No domingo, as seguintes ruas serão fechadas a partir das 6h para fluxo exclusivo de pedestres e detentores de ingressos do jogo: Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário.

A partir das 7h, a interdição da área será total para os torcedores com os fechamentos dos seguintes trechos: Avenida Radial Oeste (sentido centro), Avenida Maracanã (ambos os sentidos) próximo ao estádio, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Professor Manoel de Abreu (ambos os sentidos), Rua Mata Machado e Rua Radialista Valdir Amaral.

Ônibus e vans de excursão serão encaminhados pelas autoridades ao Fundão, onde um bolsão de estacionamento com capacidade para até 1.500 veículos está em funcionamento. A partir daí, os torcedores podem utilizar ônibus municipais para embarcar no metrô pela estação Del Castilho. Para quem sai da Barra da Tijuca, a opção é o BRT Transcarioca, com embarque no metrô em Vicente de Carvalho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos