Costa Rica surpreende, bate Itália e é 1ª classificada do 'grupo da morte'

Do UOL, em São Paulo

Quando ocorreu o sorteio para a Copa de 2014, a Costa Rica era apontada como o 'saco de pancadas' de uma chave com três campeões mundiais. Duas rodadas depois e a seleção centro-americana é a única do 'grupo da morte' classificada com antecedência para as oitavas de final. Depois do Uruguai, foi a vez da Itália ser vítima da 'zebra' ao perder por 1 a 0 nesta sexta-feira, na Arena Pernambuco. Com direito a dribles insinuantes e gritos de 'olé' das arquibancadas.

Classificação histórica de uma equipe que não se intimidou diante gigantes do futebol mundial. Com ousadia e alegria, talvez inspiradas pelo período de treinamentos na Vila Belmiro de Pelé e Neymar. E que ainda contou com a ajuda da nova tecnologia da Fifa no gol em que a bola ultrapassou a linha por poucos centímetros. Com dois triunfos seguidos, a Costa Rica precisa de um empate na última rodada contra a eliminada Inglaterra para ser líder da chave. A Itália terá pela frente um confronto direto contra o Uruguai pela segunda vaga do grupo D.

As fases do jogo: A vitória sobre o Uruguai deu confiança à Costa Rica, que não se intimidou e jogou de igual para igual com a Itália no primeiro tempo. Posse de bola praticamente dividida entre as duas equipes em um jogo muito truncado. Balotelli teve a grande chance italiana aproveitando erro da linha de impedimento costarriquenha, mas finalizou errado ao tentar encobrir o goleiro. Sorte dos centro-americanos, que abriram o placar nos minutos finais em gol de cabeça de Ruiz. E só não foram para o intervalo com uma vantagem maior porque a arbitragem deixou de marcar pênalti em Campbell no lance anterior.

A Itália partiu para o tudo ou nada na etapa final. Colocou mais atacantes e se lançou à frente para tentar empatar na base da pressão. Mas esbarrou em uma sólida defesa da Costa Rica, sem criar praticamente nenhuma chance. O tempo foi passando e enervando os italianos, que passaram a errar mais. E ainda tiveram que aguentar os costarriquenhos trocando passes sob os gritos de 'olé' das arquibancadas.

O melhor: Junior Díaz – Foi o dono do lado esquerdo do campo. Não perdeu praticamente nenhum lance diante dos atacantes italianos e ainda fez o cruzamento para o gol de Ruíz.

O pior: Balotelli – Não correspondeu às altas expectativas. Perdeu gol feito no primeiro tempo ao tentar encobrir o goleiro, fez muitas faltas e ainda levou um cartão amarelo.

A chave do jogo: gol da tecnologia – equipamento da Fifa para verificar se a bola entrou ou não voltou a brilhar no lance capital do jogo. O gol duvidoso foi confirmado pela tecnologia e permitiu que o time centro-americano saísse de campo classificado.

Toque dos técnicos: Costa Rica marcou por pressão a saída de bola da Itália para sair em velocidade no contra-ataque. Sua última linha de defesa atuou em linha para forçar o impedimento do ataque adversário, mas em diversos momentos os atacantes italianos infiltraram em velocidade vindos de trás e saíram na cara do goleiro Navas.

Para lembrar

Elegância italiana. O calor de 30ºC na Arena Pernambuco não foi capaz de mudar o estilo do técnico Cesare Prandelli. O treinador se manteve o jogo inteiro com seu terno impecável, usando paletó e gravata.

Cadê a parada? Antes da partida, Prandelli pediu que a arbitragem realizasse uma pausa em cada tempo para que os atletas pudessem se hidratar. Foi sumariamente ignorado. Apesar do forte calor na Arena Pernambuco, a partida ocorreu sem qualquer interrupção.

Clima quente entre os atletas. A saída dos jogadores para o intervalo não foi nada amistosa. Italianos e costarriquenhos entraram nos túneis da Arena Pernambuco batendo boca e tiveram que ser separados por comissões técnicas e membros da Fifa.

ITÁLIA 0 X 1 COSTA RICA

Itália: Buffon; Abate,Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Pirlo, Thiago Motta (Cassano), Marchisio (Cerci) e Candreva (Insigne); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli

Costa Rica: Navas; Giancarlo González, Umaña, Duarte; Gamboa, Borges, Tejeda (Cubero), Bolaños, Bryan Ruíz (Brenes) e Junior Díaz; Joel Campbell (Ureña). Técnico: Jorge Luis Pinto

Data: 20/06/2014 - 13h
Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Roman (CHI)
Cartões amarelos: Balotelli (Itália) e Cubero (Costa Rica)
Gol: Ruíz, aos 43 min do primeiro tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos