CBF se empolga com aposta e abre Granja Comary para o Twitter
Gustavo Franceschini
Do UOL, em Teresópolis
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apostou contra a confederação mexicana no Twitter e perdeu, mas gostou da brincadeira. Empolgada com os resultados de suas iniciativas recentes na rede social, a entidade fará, nesta sexta, uma ação especial com os jogadores na Granja Comary.
A ideia é estimular que torcedores entrem em contato com os comandados de Luiz Felipe Scolari por meio do Twitter. No meio da tarde, uma hashtag especial deve ser lançada no microblog com o objetivo de estimular os fãs para que eles mandem mensagens de apoio a Neymar e companhia.
No fim da tarde, depois do treino os jogadores poderão ver e interagir de dentro da Granja Comary. Dois telões, onde serão exibidos os posts da torcida, serão instalados em uma área comum, de circulação de jogadores, dentro do CT da seleção. Os atletas também terão tablets à disposição para poderem responder ao público.
Trata-se de mais uma iniciativa de uma parceria que já começou há alguns meses, quando CBF e Twitter se juntaram com interesses em comum. Com escritório recém-montado no país, a rede social quer mais visibilidade, enquanto a confederação deseja aumentar o número de seguidores e o engajamento.
"Eu não tenho aqui os números concretos, mas acho que o perfil da CBF [@CBF_Futebol] ganhou cerca de 1 milhão de seguidores desde que a gente começou a fazer esse trabalho. Só nas duas últimas semanas, foram uns 300 mil", disse Guilherme Guimarães, diretor de esportes do Twitter no Brasil.
Esse ganho mais recente tem muito a ver com a aposta que empolgou a CBF. Com forte engajamento até das mídias tradicionais, a Confederação Mexicana de Futebol saltou de 1,5 para 1,9 milhão e seguidores após uma disputa direta com entidade brasileira, que foi dos mesmos 1,5 milhão para 1,7 milhão.
A derrota foi, ao custo de 200 mil fãs a mais, foi recebida de bom grado na CBF, que já vem apostando no Twitter desde antes da convocação, quando a hashtag #ficaadicafelipão dominou o Twitter com sugestões de nomes para a Copa do Mundo.
Mais tarde, foi a vez as coletivas da CBF virarem palco do trabalho. Por meio da mensagem #SeleçãoResponde, internautas podem questionar os jogadores durante as entrevistas, já que em cada contato com a imprensa um dos posts do Twitter é lido para o jogador em questão.