Jornais espanhóis agradecem vitórias, mas decretam o fim da "era de ouro"

Do UOL, em São Paulo

A Espanha, atual campeã do Mundo, perdeu para o Chile e foi eliminada desta Copa do Mundo mais cedo do que qualquer um poderia imaginar. No país, o clima de tristeza e perplexidade dos torcedores refletiu nas manchetes dos jornais, que decretaram o fim da "era de ouro" da seleção. Entretanto, também reconheceram a qualidade dessa geração de jogadores e agradeceram pelas grandes conquistas dos últimos anos.

"Foi bonito enquanto durou. É o fim de uma geração gloriosa. Não nos peçam perdão, nós devemos muito a vocês", diz a capa do diária As, que lembrou os títulos importantes conquistados e destacou imagens do goleiro Iker Casillas levantando o troféu do Mundial de 2010, na África do Sul, e também as taças das duas últimas Eurocopas, em 2008 e 2012.

O tradicional Marca separou todo o espaço da capa para lamentar a eliminação. Com a foto de Iniesta cabisbaixo, jogador símbolo dessa geração, o jornal decretou: "The end" (o fim). "Lamentável final da época mais gloriosa da 'Roja'".

O Mundo Deportivo, seguindo a mesma linha, também falou de "fim de ciclo" e elogiou o desempenho do Chile. "Os campeões mundiais se despedem sem glórias e com muito pesar".

Por último, o diário Sport falou sobre o "fracasso mundial" após o time levar "sete gols em dois jogos". Também decretou o "fim do ciclo" e atacou: "Espanha voltou a fazer o ridículo e é a primeira seleção eliminada".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos