Imprensa espanhola pede mudanças de pessoas, não de estilo de jogo

Fernando Duarte

Do UOL, no Rio de Janeiro

Atordoada pela partida prematura da Espanha da Copa do Mundo, a mídia espanhola já começou a autópsia. Mas embora os jornalistas ouvidos pelo UOL tenham pedido mudanças de pessoal das mais variadas, do treinador Vicente Del Bosque a jogadores como Xavi Hernandez e Andres Iniesta, um ponto de concordância foi a defesa de uma permanência do sistema de jogo que fez do futebol espanhol o maior vencedor do futebol mundial nos últimos seis anos. Abaixo, uma seleção dos pontos principais.

Vicente Del Bosque deve ficar?
  • Antonio Muelas, Rádio Nacional
    Del Bosque não pode ser execrado pelo que aconteceu. Ele ainda é um dos melhores treinadores da história do futebol espanhol e mundial e pode ser útil para a seleção espanhola num momento de transição. A decisão de ficar ou não é dele, mas torço para que ele permaneça para ajudar a Espanha a se recuperar de um resultado do terrível
  • Guillem Balague, Diario As
    É hora de partir. Vicente fez um trabalho louvável mas a seleção espanhola vai precisar de um novo treinador para renovar a equipe e as ideias. Del Bosque pode ainda permanecer, mas há nomes como Ernesto Valverde, que na recente temporada espanhola levou o Atlético de Bilbao ao quarto lugar na Liga Espanhola.
  • Ignacio Naya, Agência DPA
    Del Bosque tem sua parcela de culpa no resultado, mas os jogadores é que entram em campo. Não creio que o treinador seja um problema para a Espanha e Del Bosque merece ficar se ele ainda tiver ânimo para seguir no cargo. Não vejo nomes no futebol espanhol que possam substituí-lo.

O que deu errado?
  • Antonio Muelas, Rádio Nacional
    Nada dura para sempre e de uma certa forma ver esta Espanha morrer num templo do futebol como Maracanã foi até uma homenagem justa a uma equipe que fez história. O grupo está envelhecido e tivemos problemas de lesão e agora será necessário refletir sobre o futuro com calma.
  • Guillem Balague, Diario As
    Basicamente isso (bate na própria barriga). Muitos jogadores deste grupo têm o estômago cheio de glórias e isso faz a diferença numa competição como a Copa do Mundo. Foi triste a maneira como a Espanha saiu do Mundial, mas não podemos ver isso como uma tragédia, até porque já aconteceu antes.
  • Ignacio Naya, Agência DPA
    Faltou fome para este grupo, mas ao mesmo tempo criou-se a ilusão de que seria possível esse time ganhar para sempre. Mas o futebol é momento e o dessa geração passou. Ela só não merecia ter se despedido desta forma tão melancólica. Pensava que o time poderia ir mais longe no Brasil.

E o tika-taka?
  • Antonio Muelas, Rádio Nacional
    Temos uma liga fortíssima e jogadores de nível suficiente para mantermos um futebol bonito e eficiente. Não creio que tenhamos que simplesmente ignorar tudo o que a Espanha fez nos últimos anos por causa derrota. O sistema mostrou que ainda tem valor.
  • Guillem Balague, Diario As
    Não há motivo para pânico. O que precisamos é renovar quatro ou cinco jogadores, porque este grupo ainda tem muitos nomes fortes e que podem formar a base de uma nova seleção. Não concordo quando falam em simplesmente mudar todos os planos.
  • Ignacio Naya, Agência DPA
    O sistema tem falhas, mas não é fundamentalmente um problema. Com os jogadores certos podemos aproveitar ideias como a posse de bola e a movimentação dos jogadores em busca da criação de espaços. A chegada de novos atletas vai refrescar a seleção.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos