Técnico uruguaio se irrita com pergunta sobre conduta de Suárez em campo

Luis Augusto Símon

Do UOL, em São Paulo

O técnico uruguaio Oscar Tabarez se irritou na coletiva na tarde desta quarta-feira (18), ao ser perguntado por um jornalista inglês sobre a conduta de Suárez em campo. "O Uruguai ganhou o premio de fairplay na Copa América e sabe jogar futebol", disse o técnico.

O técnico mostrou discurso otimista sobre a possibilidade de o Uruguai se classificar, mas era possível perceber um certo desânimo nas faces de Tabarez e do atacante Edinson Cavani na coletiva. Falando baixo e pausadamente, fizeram questão de falar sempre sobre a capacidade uruguaia de se safar de situações complicadas. 

"A situação é difícil. Todos sabemos. Mas há uma possibilidade, e esse grupo de jogadores com que convivo há tempos sempre demonstrou que, quando é desafiado, responde à altura de nossas tradições", disse Tabarez.

Para o Cavani, o infortúnio é uma chance a mais. "É uma linda oportunidade para deixarmos boa imagem na Copa. Não apenas no coletivo, mas também no individual, para os jogadores. É a hora de mostramos que somos um time difícil de bater. Um time que ninguém gosta de enfrentar", disse.

Tabarez também elogiou muito a seleção inglesa. "Tem pelo menos quatro jogadores muito bons no ataque e um jogo muito forte pelas laterais do campo. Mesmo assim, não se desguardam da defesa", falou. 

E depois, voltou a recorrer ao discurso da Celeste guerreira que tanto agrada aos uruguaios. "Uma derrota nos elimina da competição. Um empate também é ruim. Então, o desafio é vencer. Um grande desafio que vamos enfrentar como sempre. E sempre temos conseguido supera-los".

Perguntado sobre se assumiria a responsabilidade de comandar o time no lugar de Suárez, Cavani disse que está pronto para substituir o companheiro como protagonista da seleção na Copa. "Sempre estou pronto para jogar pelo Uruguai e para somar o que puder. É mais um jogo em que podem contar comigo", disse.

O atacante sorriu quando lhe perguntaram se o fato de Luis Suárez ser o assunto do dia lhe incomodava. 

O técnico não confirmou, ainda, se Suárez joga contra a Inglaterra, na quinta-feira, mas explicou como está evoluindo seu processo de recuperação. "Já praticou com bola, mas sabemos que um jogo exige muito mais que um treino. Se estiver em condições entrará em campo", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos