Turista de Costa Rica sai com travesti menor, é roubado e vai preso no RN

Do UOL, em Natal

  • Divulgação/Degepol

    Costarriquenho Olger Ulate comunicou roubo após programa sexual com travesti de 16 anos. Turista foi preso por exploração sexual a menor

    Costarriquenho Olger Ulate comunicou roubo após programa sexual com travesti de 16 anos. Turista foi preso por exploração sexual a menor

O costarriquenho Olger Ulate, de 56 anos, foi preso nesta quarta-feira após ter tido relação sexual com um travesti menor de idade, em Natal. O turista, que veio ao Brasil para assistir a jogos da Copa do Mundo, procurou a Delegacia do Turista na terça para informar que havia sido roubado dentro do quarto do hotel em Ponta Negra pelo travesti de 16 anos e por uma garota de programa, contratados por ele.

Após investigação da Polícia Civil, foi constatado que o travesti tinha 16 anos, fato que acabou levando o costarriquenho para a prisão, autuado no artigo 244a do ECA ("Submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual"). O crime é hediondo e inafiançável.

Na casa da garota de programa, identificada por Mônica Lopes da Rocha, de 32 anos, a polícia recuperou determinada quantia em dólares que pertencia a Olger. Ela também foi presa acusada de favorecimento à exploração sexual infantil, cuja pena é reclusão de quatro a dez anos. 

A polícia civil de Natal conseguiu recuperar o celular, passaporte e mais de 1.000 dólares que haviam sido roubados do quarto do costarriquenho.

O turista disse à polícia que não sabia que havia se envolvido com uma pessoa menor de 18 anos.

"Quando nós íamos efetuar a autuação da vítima por furto descobrimos que ele era menor de idade e aí prendemos o estrangeiro e a mulher em flagrante", explicou a delegada Karla Viviane.

O adolescente, que confirmou o ato sexual e o furto, respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por furto e foi liberado.

De acordo com a equipe da Deatur (Delegacia Especializada em Assistência ao Turista), uma grande operação foi realizada antes da Copa do Mundo para desarticular grupos que usam garotas de programas para praticar roubos. Homens acertam programas sexuais, mas eram surpreendidos com a entrada de pessoas no quarto para roubar.

A rede contava com a participação também de taxistas e até funcionários de hotel, que facilitavam e davam assistência ao grupo criminoso. A polícia deteve três travestis no ano passado por fazerem barreiras com pedras na avenida Roberto Freire com o intuito de assaltar motoristas.

Natal lotada de turistas para a Copa

Natal está com sua rede hoteleira cheia de turistas estrangeiros em junho em virtude da Copa do Mundo na cidade. O governo do Rio Grande do Norte estima que R$ 311 milhões serão deixados pelos turistas no Estado durante esse período de Mundial.

Norte-americanos lotaram uma rua no bairro de Ponta Negra na madrugada de segunda-feira para celebrar a vitória contra Gana, 2 a 1, na Arena das Dunas. Dezenas de garotas de programas abordavam livremente os turistas.

Na semana passada, milhares de mexicanos estiveram no Rio Grande do Norte para conferir o jogo da seleção na Arena das Dunas. O movimento de turistas gregos e japoneses aumentou nesta quarta-feira. As seleções dos dois países se enfrentam no dia 19.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos