Torcedor mexicano cai de navio e desaparece no mar; Marinha faz busca

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Um turista mexicano que está no Brasil para acompanhar a seleção de seu país está desaparecido desde o final da tarde desta quarta-feira (18). A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte informou que recebeu um pedido de socorro do navio MSC Divina, onde o torcedor estava hospedado, informando que o passageiro caiu no mar.

A MSC Cruzeiros, dona do navio, informou que o acidente aconteceu às 17h de quarta, quando o barco ia de Fortaleza para o Recife. "A tripulação do MSC Divina imediatamente soou o alarme, enquanto o Comandante alertou as autoridades brasileiras sobre a necessidade de iniciar os procedimentos adequados e solicitar ajuda, ao mesmo tempo em que tomou as medidas de busca e salvamento. Infelizmente, o hóspede permanece desaparecido, mas a MSC Cruzeiros continua a oferecer toda a ajuda possível e apoio às autoridades competentes", diz a empresa, em comunicado oficial.

O navio MSC Divina chegou ao Brasil no dia 10, atracando no porto do Recife. O barco está servindo de hospedagem para 3.500 mexicanos que vieram ao país acompanhar a Copa do Mundo. No último dia 15, o navio saiu com destino a Fortaleza, onde os torcedores acompanharam a partida entre Brasil e México. Nesta quarta-feira, eles retornavam para o Recife.

O navio é um dos maiores da categoria do mundo, com 333 metros de cumprimento e 18 andares. Ele tem quatro piscinas –uma com borda infinita--, sete restaurantes e um teatro com mais de 1.600 lugares. O ex-presidente Felipe Calderón é um dos hóspedes do navio.

Segundo o 3º Distrito Naval, o acidente aconteceu a cerca de 50 km do cabo calcanhar, entre o Ceará e Rio Grande do Norte, e a cerca de 120 km de Natal.

Para missão de busca e resgate, a Marinha enviou o navio-patrulha Grajaú, que deve chegar ao local apenas na madrugada desta quinta-feira (19). Além disso, houve a emissão de aviso rádio-náutico para informar o acidente às embarcações próximas ao local.

Segundo o assessor de comunicação do 3º Distrito Naval, Cléber Ribeiro, o navio já iniciou as buscas desde o momento do acidente. "Eles já lançaram homens ao mar e começaram as buscas no local. Estamos confiantes. Militar não é doutrinado a perder, só trabalhamos para ganhar e esperamos entregar esse passageiro de volta à sua família", informou.

Leia o comunicado completo da MSC Cruzeiros:

A MSC Cruzeiros lamenta informar que um hóspede mexicano a bordo do MSC Divina caiu no mar ontem (18 de junho), por volta das 17h00, quando o navio estava navegando em águas brasileiras entre Fortaleza e Recife.
 
A tripulação do MSC Divina imediatamente soou o alarme, enquanto o Comandante alertou as autoridades brasileiras sobre a necessidade de iniciar os procedimentos adequados e solicitar ajuda, ao mesmo tempo em que tomou as medidas de busca e salvamento.
 
Infelizmente, o hóspede permanece desaparecido, mas a MSC Cruzeiros continua a oferecer toda a ajuda possível e apoio às autoridades competentes.
 
Os hóspedes a bordo do MSC Divina, que atualmente está fretado, foram informados sobre o ocorrido. A MSC Cruzeiros continua preparada para dar todo o apoio e assistência possível à família do hóspede desaparecido e a qualquer outro hóspede que solicite.
 
A Marinha do Brasil assumiu o controle total dos esforços de busca e permitiu que o MSC Divina prosseguisse com seu itinerário.
 
Atenciosamente,
MSC Cruzeiros

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos