Só Brasil se salva de maldição de campeão nas últimas cinco copas

Do UOL, em São Paulo

Nas últimas cinco edições de Copa do Mundo, só o Brasil se salvou da maldição que atinge o atual campeão. A história dos anos anteriores mostra que quem defende o título cai logo na primeira fase da edição subsequente. E a única exceção é a equipe pentacampeã do mundo.

Foi assim já no Mundial de 2014. A atual campeã, a Espanha, foi eliminada nesta quarta-feira ao ser derrotada para o Chile por 2 a 0 no Estádio do Maracanã. Antes disso, já tinha sido atropelada pela Holanda por 5 a 1 na estreia da competição. Os chilenos e holandeses já estão classificados pelo grupo B. 

O mesmo problema já tinha acontecido com a Itália. Na Copa do Mundo da África, em 2010, os campeões também foram eliminados antes de chegarem ao mata-mata. A Azzura ficou no empate por 1 a 1 com o Paraguai e com a Nova Zelândia e foram derrotados para a Eslováquia, dando adeus à competição com vexatórios dois pontos.

Em 2002, a mesma maldição atingiu a França, campeã em 1998. E a humilhação foi ainda maior do que os italianos sofreram. Defendendo o título o time europeu perdeu na estreia para Senegal por 1 a 0. Em seguida, na segunda rodada, ficou no empate por 0 a 0 com o Uruguai, somando seu único ponto na competição. Para se despedir do torneio, perdeu de 2 a 0 para a Dinamarca.

A única seleção que se salvou nas últimas cinco competições foi o Brasil. Em 1998, o time comandado por Zagallo conseguiu chegar à final e lutou pelo bicampeonato após a conquista em 1994. A edição, aliás, ficou marcada pela derrota por 3 a 0 na final para a França após o episódio de convulsão de Ronaldo Fenômeno. Na primeira fase, os brasileiros conquistaram seis pontos, sendo derrotados só na última rodada para a Noruega, por 2 a 1.

Em 2006, na Copa da Alemanha, o Brasil também caiu para a França. Defendendo o título conquistado em 2002, o time de Carlos Alberto Parreira foi eliminado nas quartas de final com o gol marcado por Thierry Henry, que se aproveitou de Roberto Carlos arrumando a meia para vencer Dida e definir o 1 a 0. Na fase de grupos desta edição, a equipe passou com 100% de aproveitamento.

Apesar disso, a maldição de campeão já atingiu o Brasil uma vez. Em 1966, o Brasil, que era o campeão de 1962, foi eliminado na primeira fase após ser derrotado por Hungria e Portugal. Aquele time só conseguiu vencer a Bulgária. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos