Vicente del Bosque se recusa a comentar sobre futuro após queda espanhola

Fernando Duarte

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico Vicente del Bosque se recusou a especular sobre seu futuro na seleção espanhola depois da eliminação na Copa de 2014 com uma derrota por 2 a 0 para o Chile, no Maracanã. Na entrevista coletiva, em que a primeira pergunta já foi sobre sua continuidade no cargo, o treinador, porém, falou em tom de despedida.

"Jogamos duas partidas e não fomos capazes de ser superiores, e por isso estamos eliminados. Estamos doloridos. Hoje tivemos mais ação, mas não foi suficiente", comentou. "Não quero falar sobre o que aconteceu desde a final da Copa das Confederações, prefiro refletir um pouco mais antes de avaliar."

Em outra pergunta, o técnico voltou a falar sobre continuar à frente da seleção. "Quando se sai de um Mundial de forma negativa sempre vai haver consequências, mas o momento agora é de reflexão e temos que tomar decisões com calma. Temos o apoio da Federação Espanhola e tempo para pensar no futuro, e isso se refere a mim também", acrescentou.

"Eu quero pensar no que os jogadores já nos deram", disse o técnico, que depois admitiu que a equipe passará por alguma renovação. "Muitos jogadores vão continuar, mas seguramente vai haver espaço para uma nova geração."

Vicente del Bosque assumiu a seleção espanhola em 2008, sucedendo Luis Aragonés, após o título na Eurocopa disputada naquele ano. Sob seu comando, a Espanha foi campeã da Copa de 2010 e da Eurocopa de 2012, perdendo o título da Copa das Confederações de 2013 na final, com uma derrota por 3 a 0 diante do Brasil, também no Maracanã.

Apesar da queda, o treinador agradeceu as mensagens da torcida - positivas, segundo ele, mesmo depois da goleada sofrida diante da Holanda no primeiro jogo. "Mas, naturalmente, é um dia triste para a torcida, que é carinhosa e reconhece os êxitos dessa seleção", lamentou.

Eliminada com duas derrotas em dois jogos, a Espanha encara a Austrália, no jogo de despedida da Copa do Mundo, dia 23, em Curitiba.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos