Holandeses param centro de Porto Alegre e fazem Carnaval com trio elétrico

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

A Holanda nunca venceu um Mundial, mas em festa eles são campeões. Nesta quarta-feira (18), desde as 8h30 muitos holandeses se uniram no Largo Glênio Perez, no centro de Porto Alegre. Ao todo foram cerca de 3 mil europeus que criaram um Carnaval fora de época na capital gaúcha, com direito a trio elétrico e passistas. 

Na platéia, fantasias de todas as formas. Leões, roupas tradicionais da Holanda, taças do Mundial, um Papa e ate um lutador de sumô. Todos comemorando o simples fato de participarem da Copa. "Nós gostamos muito do Carnaval brasileiro. Resolvemos fazer um Carnaval aqui", disse Nerwin Acoca, trajado de lutador de sumô.

Os holandeses distribuíram flores em tons de laranja para o povo e viraram atração. Brasileiros e australianos também participaram da festa, como um grupo vestido de coala.  "Vamos ao jogo vestidos de coala para mostrar nosso país. Será uma linda festa. Perder ou ganhar, não importa muito. Mas queremos ganhar", brincou Brett Wichnouzin.

"Nós distribuímos flores para agradecer a hospitalidade. Queremos mostrar o quanto somos gratos pela receptividade", explicou Marshall Tea Halle, vestido de Papa. 

Um trio elétrico estacionado no local entoou músicas holandesas, que todos os torcedores cantavam junto. Além disso, orientou movimentos da torcida, e contou até com passistas, formando um verdadeiro Carnaval. 

Por volta das 10h, o mar laranja começou a se deslocar tendo como destino o estádio Beira-Rio. Austrália e Holanda se enfrentam às 13h, na segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos