"Caipirinha, por favor", gritam os chilenos dentro do metrô lotado

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

  • Maurício Stycer/UOL

    Torcedores chilenos levam ao Maracanã faixa de protesto contra os altos preços dos ingressos na Copa

    Torcedores chilenos levam ao Maracanã faixa de protesto contra os altos preços dos ingressos na Copa

A caminho do Maracanã, para a partida do Chile contra a Espanha, milhares de torcedores chilenos lotam o metrô do Rio. O percurso entre Copacabana e o estádio está mais lento do que o normal por conta do movimento intenso.

Em vez de 40 minutos, como num dia mais tranquilo, o percurso durou uma hora na tarde desta quarta-feira. Bem-humorados, apesar do aperto dentro do vagão, dezenas de torcedores adptaram um grito de guerra do Chile e cantavam: "Caipirinha, caipirinha… Caipirinha por favor, se não morro de calor."
 
A escada provisória, que liga a passarela do metrô ao estádio, não está apresentando sinais de problemas. Na estreia do Maracanã na Copa do Mundo, há três dias, os usuários relataram trepidação no local. A Defesa Civil do Estado afirma que a escada se encontra em boas condições de uso.
 
À entrada do Maracanã, milhares de chilenos fazem a festa. Em número muito superior aos espanhóis, eles cantam: "Chi-chi-Chile-le-le!!!!" Também gritam: "Somos chilenos e esta tarde temos que ganhar!!!". Provocações aos espanhóis também são ouvidas: "Espanhóis, quiseram nos dominar, mas agora abaixem a calça que nós vamos te f…"
 
Como ocorreu na partida entre Argentina e Bósnia, cambistas agem livramente nas imediações do estádio. O ingresso mais barato estava sendo vendo a US$ 1 mil (cerca de R$ 2,2 mil).
 
Um grupo de chilenos, segurando uma faixa, protestava contra o valor dos ingressos. "No Chile, nos roubaram o futebol", diz a faixa. "Mil dólares por um ingresso? É um roubo. Queremos que o futebol seja amor, seja família, não esse roubo", reclama um dos manifestantes.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos