Mexicanos cativam vizinhos do Castelão, mas dividem espaço com evangélicos

Pedro Ivo Almeida, Gustavo Franceschini e José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza

Um mar verde e amarelo de torcedores tomou conta dos arredores da Arena Castelão no início da tarde desta terça-feira, horas antes do confronto entre Brasil e México pelo grupo A da Copa do Mundo. Engana-se, no entanto, quem pensa que as cores são referentes apenas aos fãs do time de Felipão. Os visitantes latinos também deram sua contribuição para o cenário colorido.

Com camisas e bandeiras verdes, às vezes substituído pelo vermelho do personagem de TV Chapolin, os mexicanos dividiam espaço com os brasileiros. E se o número não chegava a ser igual ou maior, a animação superava os locais com facilidade.

Tanta festa cativou até os vizinhos do estádio. Moradores das ruas próximas ao estádio deixaram a camisa amarela de lado e se renderam aos animados fãs do México. Ignorando qualquer rivalidade, a turma sem ingresso se rendeu aos latinos e participou da enorme festa que tomava conta das ruas.

E os "verdinhos" só não eram destaques absolutos porque dividiram espaço com uma turma de azul que ocupou as cercanias do estádio: os evangélicos. Com os gritos de "Jesus te ama", o grupo distribuía folhetos e levantava cartazes da campanha "abraço grátis".

Sem saber ao certo do que se tratava, os mexicanos aceitavam os abraços e colocavam os evangélicos na festa.

Alguns brasileiros, porém, não curtiram muito a presença da turma da igreja. Eles até aprovaram a campanha do abraço, mas reclamavam dos folhetos que condenavam o homossexualismo, o sexo antes do casamento e o aborto intencional.

Mas a polêmica não reduzia o clima de festa. Rodeado das bicicletas que serviam de táxi para superar a longa caminhada até o estádio, churrasquinho, cerveja e TV para acompanhar os jogos, moradores recebiam os mexicanos que ficaram sem ingressos.

E eles não eram poucos. Com isso, o clima de festa do lado de fora do Castelão será mantido quando a bola rolar. Assim como o mar verde e amarelo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos