Kombi de 1975 é base de apoio para torcedores belgas no Brasil

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

Uma kombi de 1975 adesivada de vermelho e com o tridente símbolo dos 'Red Devils' estampado na porta chamou a atenção de quem passava pela Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, centro-sul de Belo Horizonte, no início da tarde de segunda-feira (16).

O carro era a base do 'Fans' Embassy Belgium', uma unidade de orientação ao torcedor belga apoiada pela embaixada da Bélgica no Brasil e pela associação de futebol do país. "Damos informações sobre questões práticas, por exemplo, como ir para o estádio ou onde encontrar outros belgas", disse Ertan Elibol, que atendia as pessoas no local.


Junto à kombi, havia uma mesa, com bandeiras, canetas e guias em flamengo e francês, as línguas mais faladas na Bélgica. Nos guias, o visitante encontra informações sobre o clima, transporte e locomoção no Brasil, mas também há dicas de segurança e até sugestões de algumas frases em português – entre elas, "uma cerveja, por favor".

"É uma lingua diferente da nossa, com uma cultura diferente também" justifcou Ertan sobre o guia.

Além da presença na rua, o serviço também é divulgado na internet, em uma página no Facebook. Muitos belgas que estavam na Savassi pararam para ver.

"Não conhecia esse serviço, mas acho importante, porque dá visibilidade ao nosso país", disse Gunnar Deckers, 29 anos, que veio ao Brasil com os pais para ver os jogos e visitar o irmão, que vive em São Paulo. "Depois que chegamos aqui, já nós perguntaram se a Bélgica era parte da Alemanha ou da França", contou.

De Belo Horizonte, a kombi irá para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde a seleção belga tem jogos nos próximos dias. Mas o veículo não viajar por conta própria.

"A kombi vai de reboque", revelou o dono, o empresário Bruno Bezerra, de 30 anos. "Senão, ela pode parar na estrada", disse. Ele conta que o veiculo foi um pedido especial da embaixada belga.

"O time deles é bem antigo, assim como a kombi, acho que foi por isso", arriscou Bruno. "Se fosse uma van moderna, não teria chamado tanta atenção. Muita gente até achou que ela tinha vindo de lá", completou.

A kombi de apoio ao torcedor belga ficou na Savassi até por volta das 20h de segunda-feira. Nesta terça (17), quando Bélgica e Argélia se enfrentam às 13h em Belo Horizonte, estará na Avenida Novara, nas proximidades do estádio Mineirão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos