Neymar é tietado por astro teen e vira alvo de campanha por comemoração

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Fortaleza

Neymar é dado a comemorar seus gols com dancinhas, tem optado cada vez mais pelos socos no ar e na última quinta fez um coração para a namorada. Se marcar na próxima terça, como o camisa 10 do Brasil fará sua festa? Se depender de uma campanha no Twitter, ele vai dançar como a banda inglesa One Direction, fenômeno adolescente em termos de popularidade.

A hashtag #Neymardança1dnaCopa foi lançada no fim da semana passada e chegou a entrar entre os termos mais utilizados da rede social. Mas o que Neymar tem a ver com o grupo de música pop, criado em 2010 após a participação em um reality show musical do Reino Unido?

O Twitter de Niall Horan, um dos cinco integrantes do grupo, explica. Fanático por futebol, o irlandês de 20 anos postou uma mensagem de boa sorte ao "bro" Neymar vestido com uma camisa do Brasil. Quando o atacante marcou seu primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, o cantor comemorou pela mesma rede social.

Niall e Neymar se conhecem e chegaram a tirar fotos juntos em algumas ocasiões. A última vez em que se encontraram segundo o Instagram da dupla, foi em 20 de maio, quando o irlandês postou uma selfie com o brasileiro, à época já de férias do Barcelona. De olho na amizade da dupla, os fãs do One Direction começaram a pedir uma comemoração especial.

"Suas notificações vão ficar lotadas de directioners até você dançar Neymar. #Neymardança1dnaCopa. Vê Best Song Ever e aprende a dancinha", escreveu o perfil @ahazzaloouu, citando a música que os fãs da banda querem usar para inspirar Neymar.

Assediado em todas as redes sociais que utiliza, o atacante ainda não respondeu aos pedidos, mas One Direction é só uma das instruções que Neymar recebeu. No último sábado, por exemplo, um vídeo do Porta dos Fundos repercutiu na web com dicas para comemorações da seleção. Trata-se de uma sátira, é claro, mas há uma referência ao camisa 10 da seleção.

O vídeo mostra um time que, depois de treinar finalizações e jogadas ensaiadas, pratica coreografias com pitadas históricas, com referências ao descobrimento do Brasil e a ditadura. Nos créditos do esquete, os atores aparecem fazendo uma dancinha que imitia a posa do logotipo do Porta dos Fundos.

Em março, foi dessa forma que Neymar comemorou um de seus gols na vitória do Brasil sobre a África do Sul. A brincadeira foi combinada entre o jogador e Fábio Porchat, ator e dono do Porta dos Fundos, que encontrou com o atacante brasileiro em Barcelona, durante o Carnaval.

"O Felipão [Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira] já tinha dito que os jogadores da seleção adoram o Porta dos Fundos e que costumam ver os vídeos na concentração. O Neymar também disse que assiste e que sabe tudo de cor. Eu falei que queria ver gol dele no dia seguinte", disse Porchat à época.

Neymar, ultimamente, não tem inovado muito com a camisa da seleção. Um levantamento do UOL Esporte antes do início da Copa mostrou que o camisa 10 tem deixado as dancinhas de lado para comemorar com socos no ar. Contra a Croácia, na abertura, ele ainda acrescentou contornos românticos aos seus gols com um coração para as câmeras.

"O primeiro foi para ela [Bruna Marquezine, namorada do jogador] e o segundo para a minha mãe", disse Neymar na saída do Itaquerão, logo após a abertura. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos