Meia espanhol rebate colegas e defende tiki-taka: "Já nos levou ao sucesso"

Do UOL, em São Paulo

O estilo de jogo adotado pela Espanha nos últimos anos parece ter criado uma divergência dentro do elenco. Um dia após Fábregas e Xabi Alonso defenderem o fim do tiki-taka, o meia Juan Mata saiu em defesa da tática adotada pelos atuais campeões mundiais.

"Só pensamos em ganhar e melhorar. Temos que seguir confiando no nosso estilo. Já nos levou ao sucesso", afirmou o meia, em entrevista coletiva.

A polêmica sobre uma possível mudança no estilo de jogo espanhol surgiu após a goleada por 5 a 1 sofrida na estreia contra a Holanda. A derrota da seleção, somada à temporada desastrosa do Barcelona, fez com que a imprensa do país questionasse se não seria o momento de deixar de lado a tática de controlar o jogo através da posse de bola e de intensa troca de passes.

Pressionada pelo resultado negativo na estreia, a Espanha enfrenta o Chile na próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. Uma nova derrota significaria a eliminação precoce dos atuais campeões mundiais.

"Temos que nos preparar bem e mentalizar que não podemos falhar. O Chile é um time difícil", disse o atacante Pedro. "O Maracanã é um estádio mítico. Tem um campo grande que pode ser bom para nosso jogo".

O estádio do Rio de Janeiro, porém, não traz boas recordações para os espanhóis. A última partida da seleção europeia no Maracanã foi a derrota para o Brasil por 3 a 0, na final da Copa das Confederações.

"O Maracanã é especial para qualquer um. Tomara que o resultado seja diferente da final da Copa das Confederações", afirmou Mata.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos