Governo aposta em latinos para superar meta de 600 mil turistas na Copa

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

As autoridades brasileiras estão otimistas em bater a meta de 600 mil turistas durante a Copa do Mundo. E o principal trunfo para superar o número previamente estipulado são os latino-americanos. A mobilização dos vizinhos do Brasil é considerável. O fato destas seleções avançarem até fases finais do Mundial deve aumentar a estimativa inicial.

O Rio de Janeiro foi utilizado como exemplo durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, em Copacabana, zona sul da cidade. O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, estiveram presentes.

Em explanação do Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, foi divulgado que pelo menos 150 mil latino-americanos passarão pela cidade em uma semana - correspondente a 70% do total de turistas no estado.

Até o momento, 90 mil turistas estrangeiros estiveram no Rio de Janeiro, 79 mil em Brasília, 65 mil em Fortaleza, 63 mil em São Paulo, 62 mil em Belo Horizonte e 27 mil em Cuiabá. O aumento futuro no trânsito dos visitantes está ligado diretamente ao bom rendimento dos países no torneio.

"Conhecemos a paixão desses povos pelo futebol. Sabemos o intenso deslocamento de argentinos, colombianos, chilenos, mexicanos... Todos desejando acompanhar a Copa do Mundo. A meta de 600 mil turistas em todo o Brasil continua. Vamos divulgar um balanço ao final de julho. Porém, vivemos a expectativa de ultrapassar esse número até no caso de longa competição para as seleções e suas torcidas", comentou o Ministro do Turismo, Vinicius Lajes.

Aeroportos bem avaliados pelo Governo

Considerados as principais portas de entrada dos estrangeiros no país, os aeroportos receberam um investimento de R$ 11,3 bilhões e foram bem avaliados inicialmente em balanço divulgado na entrevista coletiva. Os números de atrasos e cancelamentos em voos estão abaixo da média - menos de 10% e 5%, respectivamente.

"Não tivemos problemas. O esforço é muito grande no sentido de aumentar a infraestrutura e já sentimos os resultados. Ampliamos em um total de 400 mil metros quadrados os nossos aeroportos para evitar contratempos. Fizemos um planejamento para não ultrapassarmos a nossa capacidade e impedir prejuízos aos passageiros", encerrou Moreira Franco.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos