Artista popular de Guatemala fura bloqueio da Fifa e reclama de gringos

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

     Alejandro Tobias, de 38 anos, é guatemalteco e furou bloqueio da Fifa em Porto Alegre

    Alejandro Tobias, de 38 anos, é guatemalteco e furou bloqueio da Fifa em Porto Alegre

Natural de Guatemala, Alejandro Tobias não costuma dizer seu nome. Ele se diz Pedro, no Brasil. Está no país ilegalmente há mais de um ano. E neste domingo, antes do jogo entre França e Honduras, em Porto Alegre, furou o bloqueio da Fifa e tentou ganhar alguns trocados em frente ao Beira-Rio. No entanto a investida foi em vão. Ele reclamou dos gringos que não doaram sequer uma moeda ao verem seu show popular. 

Com duas colheres e uma gaita de boca ele entoa músicas de seu país. Pouco conhecidas da maioria das pessoas. Em troca, pede o que cada um puder doar. Uma caixa de sapatos vazia tinha exatos R$ 4,30 quando ele foi abordado pela reportagem do UOL Esporte.
 
"Não ganhei um real sequer de estrangeiros. Eles passam, olham, e nada mais. Gosto do povo brasileiro, sempre me deixam alguma coisa. Estou aqui há um ano vivendo desta maneira", falou. 
 
Para comercializar alguma coisa na Copa do Mundo, ambulantes ficaram distante do estádio e somente autorizados pela entidade puderam montar estandes. Bares só funcionaram também sob orientação prévia. Mas o artista se apresentou, sentado em uma cadeira de praia e buscando o máximo que pudesse ganhar. 
 
Quando policiais e fiscais da Secretaria Municipal Indústria e Comércio [SMIC] se aproximaram, a única ação do guatemalteco foi pegar sua cadeiras e se aproximar um pouco mais do Beira-Rio. 
 
O bloqueio para pedestres foi flexibilizado. Inicialmente ocorreria na Rua A, que passa ao lado do estádio. E exatamente na esquina desta via com a Padre Cacique é que Alejandro, ou Pedro, se colocou para o show. A Brigada Militar, porém, resolveu deixar o bloqueio para mais perto do jogo. 
 
"Vou embora logo logo. Não quero dar a chance de me pegarem. Pode ser pior", avisou. 
 
França e Honduras jogam no Beira-Rio a partir das 16h. Será a primeira partida de Porto Alegre na Copa do Mundo. 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos