Técnico da Suíça diz que jogar Copa no Brasil é um 'sonho realizado'

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O técnico da seleção Suíça, o alemão Ottmar Hitzfeld, afirmou na manhã deste sábado (14) -- véspera da estreia do time contra a seleção do Equador no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no domingo (15) -- que jogar a Copa no Brasil é um sonho realizado. "É um sonho que se torna realidade vir ao Brasil e participar desta Copa do Mundo", afirmou.

"O meu sonho pessoal é chegar às oitavas", disse o comandante da esquadra do país alpino. Hitzfeld afirmou que a equipe está preparada e que tem todas as condições de fazer uma grande estreia no domingo. Também será a primeira partida em Brasília na Copa -- a capital federal recebe mais três jogos da primeira fase, um deles do Brasil contra Camarões, uma oitava e uma quarta-de-final, além da disputa do terceiro lugar.

O estádio Mané Garrincha recebeu elogios do técnico. "É um estádio maravilhoso, com um gramado bom e imenso. Temos todas as condições de fazer uma grande partida". A entrevista coletiva foi concedida antes do reconhecimento do gramado, ao lado dos dois craques do time, ambos meias do time italiano Napolis: Gonkhan Inler e Valon Behrami.

A dupla ofensiva da Suíça está confiante, mas pregou união do time e respeito aos equatorianos. "O Equador tem vários jogadores de frente muito bons e é um time muito rápido", afirmou Valon. "Conhecemos alguns deles que jogam conosco na Europa, e temos que ficar muito atentos", completou.

Em sua terceira Copa aos 29 anos, o meia da Suíça nascido em Kosovo disse que está mais maduro que nos Mundiais anteriores. "Não tenho boas lembranças das minhas participações em Copas, e estou aqui para escrever uma história diferente desta vez, estou mais calmo, maduro e centrado". Em 2010, na África do Sul, ele foi expulso contra o Chile ainda na fase de grupos depois de perder a estreia com vitória sobre a Espanha e a Suíça foi desclassificada. Em 2006, na Alemanha, uma contusão na coxa o impediu de jogar.

Após a entrevista, a imprensa acompanhou cerca de 15 minutos do treino suíço, mas apenas a parte do aquecimento. O técnico se recusou a falar sobre o esquema tático do time.

Jogando sua primeira Copa como cabeça-de-chave no Grupo E -- a seleção estava em sexto lugar no ranking da Fifa na época desta definição -- a Suíça rejeita o rótulo de favorita para passar à segunda fase. "A França está no grupo e tem sempre que ser considerada favorita".

A última vez que time passou da fase de grupos foi em 2006, quando foi eliminada pela Ucrânia nas oitavas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos