Nem metrô superlotado tira ânimo de japoneses a caminho da Arena Pernambuco
Carlos Madeiro
Do UOL, no Recife
Nem mesmo o metrô superlotado na ida à Arena Pernambuco tirou a animação dos japoneses que estão no Recife para assistir à estreia da seleção japonesa, às 22h deste sábado (14), contra Costa do Marfim. Cerca de 7.000 japoneses estão na capital pernambucana.
O UOL acompanhou uma viagem de metrô onde pelo menos metade dos passageiros era de torcedores que viam para a Arena Pernambuco.
Durante a viagem, os japoneses –maioria absoluta dos torcedores que pegou o trem-- cantaram, tiraram fotos e fizeram a festa durante os 40 minutos de viagem entre a estação Recife e Cosme Damião. Eles também interagiram e, simpáticos, atenderam aos pedidos de fotografia.
"Eles estão chegando se dúvidas, perguntam mais sobre como ir a Natal acompanhar o próximo jogo. Aqui uns poucos ficam em dúvida do porquê damos dois bilhetes, mas um é para o metrô e o outro, para pegar o ônibus na estação que leva à Arena", afirmou o instrutor Roberto Mendonça.
Acostumados com os trens no Japão, os torcedores não ligaram muito para o aperto. "Poderia ter mais trens, mas tudo é festa aqui", disse o japonês Yoshida Kiju, que chegou, com três amigos, nesta sexta-feira (13) ao Recife.
Apesar da diversão, vendedores ambulantes reclamaram da "pirangagem" dos turistas. "Esses japoneses não compram é nada. Já fiz foi viagens, e só vendi duas pipocas", reclamou a vendedora Maria Aparecida Duarte. E olha que o preço da pipoca ajudava: R$ 0,50.
Para o jogo, a Associação Cultural Japonesa do Recife informou que 30 mil luvas-bandeiras estão sendo distribuídas para deixar o estádio com cara do Japão e incentivar o brasileiro a torcer pelos japoneses na partida.
Durante o acesso à Arena, o UOL encontrou apenas um grupo de quatro marfinenses, todos com a camisa escrito "Drogba" nas. "É nossa maior esperança", disse um deles.