Nem metrô superlotado tira ânimo de japoneses a caminho da Arena Pernambuco

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Nem mesmo o metrô superlotado na ida à Arena Pernambuco tirou a animação dos japoneses que estão no Recife para assistir à estreia da seleção japonesa, às 22h deste sábado (14), contra Costa do Marfim. Cerca de 7.000 japoneses estão na capital pernambucana.

UOL acompanhou uma viagem de metrô onde pelo menos metade dos passageiros era de torcedores que viam para a Arena Pernambuco. 

Durante a viagem, os japoneses –maioria absoluta dos torcedores que pegou o trem-- cantaram, tiraram fotos e fizeram a festa durante os 40 minutos de viagem entre a estação Recife e Cosme Damião. Eles também interagiram e, simpáticos, atenderam aos pedidos de fotografia.

"Eles estão chegando se dúvidas, perguntam mais sobre como ir a Natal acompanhar o próximo jogo. Aqui uns poucos ficam em dúvida do porquê damos dois bilhetes, mas um é para o metrô e o outro, para pegar o ônibus na estação que leva à Arena", afirmou o instrutor Roberto Mendonça.

Acostumados com os trens no Japão, os torcedores não ligaram muito para o aperto. "Poderia ter mais trens, mas tudo é festa aqui", disse o japonês Yoshida Kiju, que chegou, com três amigos, nesta sexta-feira (13) ao Recife.

Apesar da diversão, vendedores ambulantes reclamaram da "pirangagem" dos turistas. "Esses japoneses não compram é nada. Já fiz foi viagens, e só vendi duas pipocas", reclamou a vendedora Maria Aparecida Duarte. E olha que o preço da pipoca ajudava: R$ 0,50.

Para o jogo, a Associação Cultural Japonesa do Recife informou que 30 mil luvas-bandeiras estão sendo distribuídas para deixar o estádio com cara do Japão e incentivar o brasileiro a torcer pelos japoneses na partida.

Durante o acesso à Arena, o UOL encontrou apenas um grupo de quatro marfinenses, todos com a camisa escrito "Drogba" nas. "É nossa maior esperança", disse um deles.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos