Após vaias, D. Costa desabafa sobre sua naturalização: "só eu sei o motivo"

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

O atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa se mostrou muito mais inconformado com a derrota por 5 a 1 para a Holanda do que pelas vaias que recebeu da torcida brasileira na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ele disse estar seguro da sua escolha e afirmou não serem as vaias que vão fazer com que ele fale o que tem para dizer sobre o seu processo de naturalização.

A estreia do brasileiro naturalizado espanhol em uma Copa do Mundo não foi das mais felizes. Além da derrota, o jogador ainda teve de ouvir vaias a cada vez que pegava na bola. Até na sua substituição, na primeira metade do segundo tempo, ele foi vaiado. O coro da torcida variou durante o jogo. Começou com "traíra" e foi descendo a ladeira. "Diego v..." e "Ei, Diego, vai tomar no ..." ecoaram nas arquibancadas. O jogador deixou o campo com a partida 2 a 1 para a Holanda. O gol espanhol foi marcado depois de um pênalti sofrido por ele, ainda no primeiro tempo.

"Em nenhum momento, por vaias ou críticas, vou chegar falar tudo o que eu tenho para falar. Eu respeito (o que ocorreu) e estava consciente que isso poderia acontecer", disse ele. "O povo brasileiro tem sua forma de pensar. Isso é uma coisa que só eu sei. Minha escolha foi a mais correta e não estou arrependido de maneira alguma", disse ele.

Na sequência, ele não respondeu se teve algum problema pessoal com o técnico Luiz Felipe Scolari, que o convocou duas vezes para amistosos no ano passado, depois passou seis meses sem chamá-lo novamente. Após se naturalizar, Felipão disse que o convocaria para a Copa.

"Ele é um grande treinador", resumiu o atacante espanhol, que mostrava ainda não acreditar no resultado da partida contra a Espanha. "Tenho orgulho de jogar com a seleção da Espanha. Não foi uma estreia esperada em Copa do Mundo, mas tem de levantar a cabeça. A torcida tem o direito de optar se vai vaiar ou não. Eu estava preparado para isso".

O jogador disse que o povo brasileiro é irreverente e muitas vezes usa o campo de futebol para extravasar. "Tem dessas coisas. O pessoal que vem em campo muitas vezes para se divertir, para tentar fazer de alguma forma com que o jogo seja um pouco mais divertido. Em nenhum momento isso vai me afetar", disse ele, lembrando que até a presidente Dilma Rousseff sofreu vaias na abertura da Copa do Mundo.

Diego Costa disse que o revés sofrido pela Espanha foi dolorido, mas que tem certeza que o grupo pode se recuperar.  "Não foi um dia bom. Sabemos que podemos jogar muito mais. No primeiro tempo mostramos o que somos. Não estamos contentes com uma derrota como essa. Da forma como foi".

Ele afirma que ao fim da partida, os jogadores estavam um pouco abatidos. "Sabemos que foi uma derrota dura. Tem de levantar a cabeça. Não foi fácil. Um jogo como esse não podemos repetir".

Diego costa disse que a Espanha já estava preparada para ter a torcida contra. "Eles (os jogadores) já sabem que aqui no Brasil, desde a Copa das Confederações, é  um clima muito complicado. Sabiam que não iam ter o apoio do público".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos