Após 14 anos, técnico da Austrália volta a disputar Mundial no Brasil

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Best Photo Agency & C / Pier Gia

    Ange Postecoglou, técnico da Austrália

    Ange Postecoglou, técnico da Austrália

O jogo será o primeiro da Austrália na Copa de 2014, mas disputar uma partida de Mundial no Brasil não vai ser novidade para Ange Postecoglou, técnico dos Socceroos. Ele comandava o South Melbourne em 2000, quando o time da Oceania foi um dos participantes da disputa de clubes organizada pela Fifa no país.

"Foi uma ocasião especial para um clube australiano e também para a minha carreira", disse Postecoglou. O South Melbourne foi o primeiro time dele como treinador – na década de 1990, o atual comandante da seleção australiana havia sido jogador da mesma equipe.

O South Melbourne estava no Grupo B do Mundial de clubes de 2000. Foram três derrotas em três jogos, com um gol marcado e sete sofridos. A chave ainda tinha Manchester United, Necaxa e Vasco, que ficou com o primeiro posto e avançou à decisão.

Nascido na Grécia, Postecoglou migrou com a família para a Austrália quando ainda era criança. O treinador já havia passado por categorias de base da seleção, mas comandava o Melbourne Victory em 2013, quando foi chamado para dirigir a equipe principal.

Desde que Postecoglou assumiu, a Austrália obteve uma vitória, uma derrota e três empates em cinco jogos. O treinador tem cinco anos de contrato com os Socceroos.

"Acho que o futebol é progressivo, e o que nós queremos é continuar evoluindo. Representar nosso país é uma expectativa muito grande", avaliou o comandante australiano.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos