Aeroviários param trânsito no Rio e torcedora perde voo rumo à Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    A torcedora Tatiana Maia perdeu o voo por causa da greve dos aeroviários no Rio de Janeiro

    A torcedora Tatiana Maia perdeu o voo por causa da greve dos aeroviários no Rio de Janeiro

O sonho de Tatiana Maia de assistir a dois jogos da Copa do Mundo de 2014 foi interrompido nesta quinta-feira (12) por um congestionamento a caminho do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Um protesto de aeroviários em greve paralisou o trânsito rumo ao terminal nesta manhã e colocou em xeque os planos da empresária.

Tatiana não conseguiu chegar ao aeroporto no horário programado e perdeu seu voo rumo ao Nordeste. Seria lá que ela assistiria a Estados Unidos x Gana, em Natal, e Brasil x México, em Fortaleza. Agora, porém, ela já não sabe se conseguirá viajar.

"Eu perdi o meu voo por 15 minutos", afirmou ela, indignada, ainda dentro do Aeroporto do Galeão. "Já fui a duas companhias para ver se consigo remarcar, mas não há mais vaga em nenhum avião para o Nordeste até o dia 17. Meu ingresso é para dia 16."

Será no dia 16 que os Estados Unidos enfrentarão Gana, na Arena das Dunas. Tatiana comprou dois ingressos para a partida. Quer assisti-la com o marido, Davis Lewis, que é americano.

Lewis estava no Galeão junto com Tatiana nesta manhã. Mais calmo, ele buscava uma solução para a viagem rumo à Copa em todas as companhias aéreas do aeroporto enquanto Tatiana desabafava a jornalistas.

"Eu sai de casa às 7h da manhã. Fiquei parada duas horas no trânsito por causa de um protesto. E agora? Quem vai pagar por isso?"

Manifestação reduzida

De acordo com Tatiana, a manifestação dos aeroviários em greve reuniu cerca de 30 pessoas. Mesmo assim, conseguiu parar todo o trânsito no acesso ao aeroporto já que ficou concentrada na única via que leva passageiros ao Galeão.

O Simarj (Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio) anunciou na noite de quarta-feira a paralisação. Eles reivindicam aumento de até 12% nos salários da categoria. Por isso, organizaram, a partir da meia-noite desta quinta-feira, uma greve de 24 horas nos dois aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont).

O ato ocorre bem no primeiro dia da Copa do Mundo de 2014. Apesar disso, não causa grande transtorno à maioria dos passageiros. Os guichês de atendimento das companhias aéreas, onde trabalham os aeroviários, estão funcionando quase que normalmente. Não há grandes filas.

Mesmo assim, houve pessoas prejudicadas. Tatiana e David reclamaram. "É um absurdo um protesto de 30 pessoas para o aeroporto internacional no primeiro dia da Copa do Mundo de 2014", afirmou ela.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos