Atacante brasileiro da Croácia vê time com fome e candidato a zebra da Copa
Vagner Magalhães
Do UOL, em Salvador
-
Chung Sung-Jun/Getty Images
Brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva fica perfilado antes do amistoso contra a Coreia do Sul em Jeonju
Aos 31 anos, esta talvez seja a única chace do atacante brasileiro Eduardo Silva disputar uma Copa do Mundo. Nascido no Rio de Janeiro, chegou à Croácia em 1999, ainda garoto. Permaneceu no País até 2007, quando se transferiu para o Arsenal, da Inglaterra, e posteriormente ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Perdeu a chance de jogar a Eurocopa, em 2008, por conta de uma fratura exposta na fíbula, durante uma partida entre Arsenal e Birmingham City. Agora, no Brasil, tem a chance da carreira. "A gente está com fome".
Ele explica que a Croácia, terceira colocada na Copa da França, em 1998, nunca mais passou da primeira fase do torneio. Em 2002 e 2006 ficou na primeira fase e na Copa de 2010, na África do Sul, sequer se classificou. "A Croácia tem grandes jogadores, tem um elenco bom e a gente está com fome. Tem anos que a gente não passa da primeira fase. Essa é a grande chance, a grande motivação. Ainda mais aqui no Brasil, a terra do futebol", diz ele, para explicar os ânimos do grupo.
Para a estreia contra o Brasil, ele apela para um chavão, que algumas vezes, se torna realidade. Tudo é possível em futebol. Pode acontecer. Que a gente comece bem, faça o primeiro gol". A pressão que os brasileiros vão sofrer da torcida e o próprio nervosismo da estreia é uma das principais apostas da Croácia para a partida. "A gente está aqui para ser a zebra da Copa", afirma.
Eduardo ainda disputa a vaga do atacante Mario Mandzukic, que não poderá defender a seleção da Croácia contra o Brasil no dia 12 de junho. Destaque do Bayern de Munique, o jogador foi expulso no duelo que garantiu os croatas no mundial, diante da Islândia, pela repescagem, e terá que cumprir suspensão diante do time de Felipão.
O atacante brasileiro atuou como titular no amistoso de sexta-feira, quando a Croácia venceu a Austrália por 1 a 0, no estádio Pituaçu, em Salvador. Ele teve boa movimentação e participou das principais jogadas de ataque da equipe. Teve uma chance clara de gol no primeiro tempo, que parou nas mãos do goleiro australiano.
Eduardo garantiu que irá cantar os dois hinos, na abertura da Copa do Mundo e esta semana postou uma foto nas redes sociais com um casal de filhos vestindo camisas metade da Croácia e metade do Brasil.