Bombeiros aprovam arquibancadas provisórias e Itaquerão espera alvará
Pedro Lopes e Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
-
Rodrigo Mattos / UOL
03.jun.2014 - Arquibancadas móveis do setor norte do Itaquerão foram finalmente concluídas
Para o Corpo de Bombeiros, as obras do Itaquerão estão finalmente concluídas. Na manhã desta sexta-feira, foi realizada uma vistoria no local, que terminou com a aprovação das arquibancadas provisórias do setor norte e a conclusão de que as obras terminaram.
Apesar da conclusão, ainda faltam alguns detalhes para que o estádio esteja pronto para a Copa do Mundo: o alvará deve ser emitido após uma vistoria geral da arquibancadas provisórias.
Procurada pela reportagem, a Fast Engenharia não quis comentar o assunto. O Corinthians, por sua vez, disse que deixou de participar das vistorias e procedimentos, agora que o estádio passou à mãos da Fifa. O Comitê Paulista da Copa do Mundo orientou que fosse procurada a empresa responsável pelas provisórias.
A assessoria do Corpo de Bombeiros, através da Secretaria de Segurança Pública, também foi contatada, mas não se pronunciou sobre o assunto.
Com entrega prevista inicialmente para dezembro do ano passado, o Itaquerão acabou se tornando um dos estádios mais atrasados da Copa do Mundo. Dois acidentes nas obras causaram a morte de três operários, resultaram em interdição das obras e acabaram adiando a entrega para 2014.
A liberação das arquibancadas provisórias do setor norte era o maior obstáculo para a realização da abertura do Mundial. No último dia 1, a Fifa pretendia testar o setor na partida entre Corinthians e Botafogo, mas autoridades paulistas vetaram a utilização.
Na abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, o Itaquerão terá capacidade para 61,6 mil pessoas, número inferior aos 68 mil previstos inicialmente.