Site oficial da Copa "convida a mergulho" em praias lotadas de tubarões

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Guga Matos/JC Imagem

    Movimentação na praia de Boa Viagem. Placa avisa, claramente, sobre riscos de ataque de tubarão

    Movimentação na praia de Boa Viagem. Placa avisa, claramente, sobre riscos de ataque de tubarão

O turista que vier ao Recife acompanhar a Copa do Mundo e buscar informações sobre o que fazer na cidade no site oficial do mundial, feito pelo governo federal, corre risco de dar de cara com um tubarão. Ao indicar os atrativos turísticos da capital pernambucana, o texto convida a um "mergulho" nas praias em que a entrada é proibida pelos constantes ataques.

"Suas praias são conhecidas por suas águas calmas e mornas. A mais popular delas é a Praia de Boa Viagem, que, além da beleza natural, possui uma orla totalmente estruturada para atender os visitantes. Aqui, os turistas também são convidados a mergulhar nas águas claras e se aventurar entre naufrágios", diz o texto.

Em nenhum momento da página há qualquer informação ou indicativo de riscos a ataques de tubarões. Atualmente, um trecho de 20 km – entre a praia do Pina, no Recife, e a praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho – é considerado impróprio para banho por conta do risco de ataques de tubarão.

Além disso, em toda a orla, há dezenas de placas proibindo a prática de mergulho, e bombeiros ficam a postos como salva-vidas e orientam para evitar que visitantes se arrisquem no mar. No Recife, desde 1992, quando os casos de ataques de tubarão começaram a ser computados pelo Estado, já ocorreram 59 ataques. Segundo dados do Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões), foram 24 mortes.

O último ataque foi a uma turista paulista, em julho de 2013. Bruna Silva Gobbi, 18, morreu após ser mordida por um tubarão na praia de Boa Viagem. Em 2013, o Ministério Público chegou a recomendar a intervenção das praias da capital pernambucana ao governo local.

Mais sugestões

O site oficial apresenta o Recife como uma cidade de "vanguarda cultural" e a "maior aglomeração urbana do Nordeste e a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1561". Além do mergulho no mar, os passeios indicados na capital pernambucana pelo site vão do bairro do Recife Antigo, igrejas, Museu do Estado e Pátio de São Pedro.

Reprodução
Reprodução da página oficial da Copa sobre Recife, em que "os turistas são convidados a mergulhar" em Boa Viagem, infestada de tubarões

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos