Confusão e frustração marcam venda de últimos ingressos da Copa

Marinho Saldanha, Bruno Thadeu e Vinicius Konchinski

Do UOL, em Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro

Confusão e frustração. Esse é o resumo das primeiras 12 horas da venda dos últimos ingressos da Copa do Mundo de 2014. A Fifa colocou à meia-noite (horário de Brasília) 180 mil entradas para o Mundial à disposição de torcedores do Brasil e do exterior. Interessados montaram verdadeiras operações para adquirir um bilhete. A maioria deles, porém, parou em virtuais e presenciais e não conseguiu garantir um lugar nos estádios.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, horas antes de o período de venda de ingressos começar já havia muito torcedor em frente a postos de distribuição de entradas. Torcedores, na verdade, dormiram na fila na esperança de conseguir um bilhete na venda presencial. Quando os centros de ingressos abriram, porém, as entradas mais concorridas da Copa já haviam sido todas vendidas via computador na madrugada.

A assistente social Carla Lins Fonseca, do Rio de Janeiro, por exemplo, entrou na fila por volta das 10h da noite de terça. Por volta das 10h30 da manhã desta quarta-feira, ela deixou o centro de ingressos da Fifa montado no bairro de Botafogo, na capital fluminense, sem nenhum ingresso na mão. "Quando os portões abriram, entradas para os jogos já haviam acabado. Essa Copa é para estrangeiro ver. Só pode."

Em São Paulo, a frustração também abateu a maioria dos torcedores que dormiram na fila, em frente ao ginásio do Ibirapuera. Lá, aliás, além da dificuldade para a compra de ingressos, interessados nas entradas enfrentam uma confusão.

No momento da abertura dos portões, no início da manhã, muitas pessoas passaram na frente dos que formavam à fila, segundo torcedores. A polícia interveio e buscou organizar. Só após a intervenção, a situação se acalmou.

Por volta das 12h, cerca de cem torcedores permaneciam na fila, tentando comprar os ingressos que ainda restavam nas bilheterias. A decepção, porém, também atingia a maioria deles, por causa da escassez dos ingressos.

Procurada pelo UOL Esporte, a Fifa informou que nenhum posto de venda de ingressos registrou grandes tumultos. Em Porto Alegre, por exemplo, não houve filas e a venda transcorreu com tranquilidade.

Houve longas filas e frustração para dos torcedores em Brasília, Curitiba e Manaus. Poucos conseguiram sair com bilhetes. Não houve incidentes nessas cidades.

A entidade afirmou também que pequenos contratempos são consequência da grande demanda por ingressos da Copa. Segundo a Fifa, quase 90% dos ingressos postos à venda à meia-noite já haviam sido comercializados antes mesmos dos postos presenciais abrirem.

Fila virtual na internet

A Fifa abriu exatamente à meia-noite a venda de um lote extra de ingressos pela internet. Mesmo por computador, comprar as entradas não foi nada fácil. Quem resolveu dormir mais tarde para tentar adquirir uma entrada, deparou-se logo na abertura do período de vendas com uma "fila virtual". Essa fila foi formada pelo excesso de internautas tentando acessar o site da Fifa (www.fifa.com/ingresso).

Minutos após a abertura das vendas, já havia gente reclamando da espera. "Estou aqui junto a milhões de pessoas, tentando comprar mais ingressos para a Copa. E isso vai demorar pelo visto", tuitou o internauta Server_ino, por volta da 1h da manhã.

O carioca Ryan Thierry de Oliveira, de 18 anos, acessou o sistema de venda de ingressos da Fifa minutos antes da meia-noite. Só passou da fila virtual às 7h da manhã. Resultado: não conseguiu nenhuma entrada para os jogos que desejava.

"Os ingressos estão todos nas mãos de cambistas, empresas e políticos", reclamou ele, no Rio. "Nós, brasileiros comuns, não vamos ver jogo algum."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos