Fifa terá em 2014 a maior frota de carros da história das Copas

Guilherme Costa e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Guilherme Costa / UOL

    03.jun.2014 - Dirigentes da Fifa e da Hyundai / Kia fazem cerimônia para apresentar frota de carros da Copa

    03.jun.2014 - Dirigentes da Fifa e da Hyundai / Kia fazem cerimônia para apresentar frota de carros da Copa

A Fifa e a Hyundai / Kia apresentaram nesta terça-feira os carros e ônibus que serão usados na Copa do Mundo de 2014. A frota terá 1450 veículos, 620 a mais do que o contingente usado na África do Sul. Esse será o maior volume da história da competição.

O incremento, que excede até o número previsto em contrato, deve-se às dimensões da sede do evento. "Os carros são chave para a organização. Transportamos equipes, árbitros, mídia e representantes da Fifa, e o evento não existe sem essa parte de infraestrutura. Precisamos muito desses carros, e temos de agradecer pelos carros adicionais. O Brasil é um país continental, muito maior do que África do Sul, Alemanha, Japão ou Coreia do Sul", disse Jay Neuhaus, head de marketing da entidade no Brasil.

"Moro no Brasil há quatro anos. Na primeira vez em que eu fui do Rio de Janeiro para Manaus eu vi o quanto o país é grande. O avião não pousava nunca! Pensei que ia chegar aos Estados Unidos", continuou o executivo da Fifa.

A frota de carros da Copa do Mundo inclui mil veículos para representantes da Fifa. Esse contingente tem 40 modelos de luxo para transporte de convidados VIP (sigla para pessoas muito importantes) e VVIP (sigla para pessoas muito, muito importantes).

Na África do Sul, esse contingente de luxo chegou a provocar problemas para a Fifa. Joseph Blatter, presidente da entidade, circulou pela África do Sul em um sedã preto da Mercedes-Benz. Isso gerou reclamações do patrocinador.

"A questão do Blatter em 2010 eu não sei responder por que aconteceu. Sei que ele também andou em carros da Hyundai / Kia e que vai usá-los aqui no Brasil", avisou o dirigente do departamento de marketing da Fifa.

A conta dos veículos também contempla os ônibus usados pelas seleções. São 32 veículos, que ficam à disposição das equipes nos locais em que elas vão treinar. Além disso, há 24 unidades nas 12 sedes da Copa.

"Essa é a terceira Copa em que eu estou participando, a quarta em que temos conosco a Hyundai / Kia. Eles forneceram um número de veículos que vai muito além do contrato que temos com eles", completou Neuhaus.

Os ônibus das seleções têm slogans que foram escolhidos em votação popular realizada no site da Fifa. O veículo brasileiro, por exemplo, tem a frase "Preparem-se, o hexa está chegando!".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos