Torcedor confunde CEP com telefone, e aposentada vira telefonista da Fifa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Facebook

    Vera Lucia Arêas, aposentada, acabou virando 'secretária da Fifa' após confusão de torcedores

    Vera Lucia Arêas, aposentada, acabou virando 'secretária da Fifa' após confusão de torcedores

Falar com a aposentada Vera Lucia Arêas, de 66 anos, por telefone é difícil. A ex-secretária já não atende com frequência as ligações feitas para sua residência, em Quintino, bairro do Rio de Janeiro. Principalmente porque sabe que grande parte das pessoas que chamam não a procuram. Querem, na verdade, saber de ingressos para a Copa de 2014.

Desde abril, segundo Vera, são entre duas ou três ligações por dia. Argentinos, chilenos e estrangeiros de várias partes do mundo ligam para a casa da aposentada, mas se frustram ao saber que ela não trabalha para Fifa. É só uma cidadã brasileira vítima de uma confusão de informações publicadas no site da entidade máxima do futebol.

O número do telefone de Vera é exatamente igual ao CEP (Código de Endereçamento Postal) do centro de distribuição de ingressos montado pela Fifa em Botafogo, no Rio. A entidade divulgou o endereço completo do centro em seu site, mas não disse que os algarismos publicados eram do código postal. Torcedores desavisados acharam que aquilo era o telefone do posto da Fifa e passaram a atormentar Vera.

"Passei a receber ligações de gente de todo mundo, a qualquer hora do dia", disse ela, em entrevista ao UOL Esporte. "Gente falando inglês, espanhol, francês e até umas línguas que parecem asiáticas. Claro que não entendi nada."

A ex-secretária disse que muitos brasileiros também passaram a ligar para ela em busca de bilhetes para a Copa. Ela, então, desconfiou da confusão e resolveu entrar no site da Fifa. Dito e feito. Na página, identificou o motivo da ligações. "Eles publicaram os número do CEP, mas não deixaram claro que aquilo era o código postal", contou ela. "Muita gente pensou que aquilo era um número de telefone. Principalmente, os estrangeiros, que não conhecem os endereços."

Paciência e bom humor

Identificada a causa de tantas ligações, a aposentada Vera foi atrás da Fifa solicitar uma correção das informações publicadas no site da entidade. Mandou e-mail, ligou na central de atendimento telefônico da federação, e nada. Vera, então, buscou ajuda de jornais cariocas. Mandou uma carta para o jornal "O Dia". Lá, sua história surpreendeu a redação e acabou virando tema de uma reportagem no final do mês passado.

Depois disso, a Fifa atualizou seu site e deixou mais claro o endereço do seu centro de ingressos de Botafogo. Isso, porém, não pôs um fim no incômodo. "Reduziu bem, mas tem gente que liga ainda", contou. "Eu até que nem me importo muito com isso. Só fico preocupada porque as pessoas querem informação", complementou. "Essa Copa já tem tanto problema. Queria poder ajudar. Imagina você ter um problema e não conseguir falar com ninguém?"

Vera contou também que não foi procurada pela Fifa nem espera qualquer retração da entidade. Apaixonada pela seleção, a aposentada disse que vai assistir à Copa do Mundo. Porém, não tentou comprar ingressos para jogos nem pretende ir atrás de um. "Vou assistir na minha casa mesmo", afirmou ela.

Ingressos à venda meia-noite

À meia-noite de terça para quarta-feira (horário de Brasília), a Fifa vai colocar à venda cerca de 180 mil ingressos da Copa de 2014. A comercialização será feita primeiramente por meio do site www.fifa.com/ingressos. A federação informou na segunda que haverá bilhetes para todas as partidas do Mundial, inclusive para a final e abertura, além de jogos da seleção brasileira. Essas entradas haviam sido retidas já que a Fifa não conhecia o mapa de assentos de arenas da Copa cujas obras atrasaram. O Itaquerão e a Arena da Baixada, entre outras, estão entre as atrasadas.

Segundo a Fifa, a venda dos ingressos da Copa será feita por ordem de chegada, ou seja, quem pedir primeiro leva. Em comunicado oficial, o gerente de marketing da entidade, Thierry Weil, recomenda que os torcedores acessem o site da Fifa "no primeiro minuto de quarta-feira, dia 4 de junho".

Horas depois, às 9h (horário de Brasília), a Fifa colocará os ingressos à venda também em 12 postos de distribuição de bilhetes instalados em cidades-sede da Copa. Lá, a venda também será feita por ordem de chegada.

Só 12 postos de retirada de ingressos farão a venda de bilhetes (cheque os endereços abaixo). Centrais instaladas em aeroportos, por exemplo, não estarão aptas à comercialização.

Em comunicado, a Fifa informou que a demanda por ingressos reservados a torcedores com mobilidade reduzida é pequena. Por isso, parte desses assentos será posto à venda a torcedores comuns.

A entidade máxima do futebol ainda informou que é possível que outros ingressos sejam disponibilizados após o lote de quarta-feira. Isso porque alguns bilhetes podem ser devolvidos por torcedores que já os adquiriram em etapas anteriores.

Veja os endereços dos postos de distribuição de ingressos

• Belo Horizonte – Boulevard Shopping : Av. dos Andradas,3.000, Santa Efigênia
• Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães: SDC Eixo Monumental – Lote 05
• Cuiabá – Shopping Pantanal – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3300 – Jardim Aclimação
• Curitiba – Patio Batel Shopping: Av. do Batel, 1.868 – Batel
• Fortaleza – Centro de Eventos do Ceará: Av. Washington Soares nº 999, Portão E – Edson Queiroz
• Manaus – Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Praça Francisco Pereira da Silva, s/n°
• Natal – Shopping Cidade Jardim: Av. Eng. Roberto Freire, 2920 – Capim Macio
• Porto Alegre – Barra Shopping Sul: Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal
• Recife – Shopping Recife: R. Padre Carapuceiro, 777, Edifício Garagem B1, Boa Viagem
• Rio de Janeiro – Casarão General Severiano: Av. Venceslau Brás, 72 – Botafogo
• Salvador – Iguatemi Shopping: Av. Tancredo Neves, 148, Estacionamento I-1
• São Paulo – Ginásio do Ibirapuera (Quadra Lateral=: R. Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos