Valcke toma sorvete no Rio e ironiza: "Para quem duvidava, Copa já começou"

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    02.06.14 - Jérôme Valcke toma sorvete em lanchonete no Rio de Janeiro

    02.06.14 - Jérôme Valcke toma sorvete em lanchonete no Rio de Janeiro

Faltam exatamente dez dias para o início da Copa do Mundo de 2014, mas para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o torneio "já começou". Pelo menos foi isso que ele declarou durante a cerimônia de inauguração do IBC (Centro Internacional de Transmissão, na sigla em inglês), realizada no final desta manhã.

O IBC é de onde emissoras de televisão credenciadas pela Fifa para cobrir a Copa do Mundo de 2014 têm seus estúdios e redações temporárias. Neste Mundial, a estrutura fica no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Valcke discursou na cerimônia e ressaltou que o centro de transmissão é uma estrutura fundamental. Em sua fala, o secretário da Fifa ironizou os que apostam no "não vai ter Copa". "Para quem tinha alguma dúvida, a Copa já começou. Começou mais ainda hoje, com a abertura do IBC", disse.

Descontraído, Valcke ainda caminhou pelo centro de transmissão acompanhado de perto por jornalistas. Sem se incomodar com as câmeras, parou em um quiosque de uma lanchonete para comprar um sorvete. Pagou com uma nota de R$ 100 um sundae de baunilha, com cobertura de morango. Deixou a balconista Dandara Chaves, de 18 anos, quase sem troco e muito envergonhada.

"Ele me deixou um pouco nervosa, ainda mais por causa de todas as câmeras", disse ela. "Acho que é a pessoa mais famosa que já atendi."

Centro de transmissão

Ao todo, 86 empresas têm espaços reservados no IBC. Cerca de 15 mil profissionais vão trabalhar no centro de transmissão, que funcionará 24 horas por dia durante a Copa.

Dessas 86 empresas, 17 têm estúdios montados no IBC. A Al Jazeera, do Qatar, têm o maior espaço para gravação de programas: 400 metros quadrados, segundo a Fifa.

A entidade máxima do futebol, aliás, também ocupa grande parte do IBC. Ela montou no centro uma estrutura para monitorar e distribuir para todo o mundo as imagens dos 64 jogos da Copa. É a HBS, parceira da Fifa, quem grava as partidas do Mundial e cede as imagens às emissoras detentoras dos direitos de transmissão.

Do IBC, a Fifa acompanha o que está sendo capturado pelas 34 câmeras da HBS instaladas em cada um dos 12 estádios da Copa. Nesta edição do Mundial, haverá imagens feitas de helicópteros em todas as partidas.

Segundo os coordenadores do IBC, cerca de 5.000 horas de programação serão geradas pela Fifa durante a Copa. Estima-se que isso seja assistido por mais de 3,2 bilhões de pessoas –esse foi o número de espectadores da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.

O IBC da Copa do Mundo tem 55 mil metros quadrados de área. Mais de 112 quilômetros de cabos elétricos e 50 antenas de transmissão foram instalados no local. O centro está funcionando desde 12 de maio. Só estará operando em sua capacidade máxima, porém, a partir desta terça-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos